Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Nine - apontamento sobre as figuras femininas que gostei!

Para além da Sophia Loren, houve duas mulheres que me encantaram no filme Nine. Começo pela Judi Dench que interpretou o papel de figurinista. Ela personifica a confidente e uma espécie de consciência de Guido Contini.
A actriz britânica com uma longa carreira no teatro, no cinema e na televisão, detentora de vários prémios, dez BAFTAs, sete Laurence Olivier Awards, dois Screen Actors Guild Awards, dois Golden Globes, um Óscar, e um Tony Awards, impõe na pele da figurinista uma forte presença.
x
Judi Dench na peça António e Cleopatra, de William Shakespeare, no Royal National Theatre, 1987 , fotografia de Graham Brandon

Rainha Elizabeth, na Paixão de Shakespeare

Tatiana, Rainha das fadas, no Sonho de uma Noite de Verão

Outra figura feminina que me despertou interesse foi a de Marion Cotillard no papel da mulher de Guido Contini, o realizador de cinema. A actriz possuidora do Óscar, do Globo de Ouro, do BFTA e do César com sua actuação em Piaf - um Hino ao Amor, encantou-me na pele de Louise. Em oposição a Judi Dench, ela interpreta o papel de uma mulher sonhadora, apaixonada, angelical mas também inteligente.

Marion Cotillard nasceu em Paris, em 1975.

Algumas fotos roubadas na net que revelam a personalidade cinematográfica da actriz.

Rob Marshall realizou, na minha opinião, uma bela história de sete mulheres na vida de Guido Contini, interpretado de forma sublime por Daniel Day-Lewis. Apesar de Guido ser a personagem principal as mulheres têm um papel preponderante, é através delas que ele se projecta. A crise por que passa o realizador, a fuga, o medo, a perda da criatividade, as memórias são no fim de contas o ajuste de contas que todos fazemos numa ou noutra altura da vida. A alternância entre o preto e branco e a cor realçam a estética cinematográfica. O musical assume a fantasia que o show oferece.

Sem comentários: