Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Um quadro por dia - 39


Este ícone do séc.XVIII, de autor desconhecido, representando a Festa da Purificação da Virgem ou da Apresentação de Jesus no Templo ou da Candelária, esteve na Igreja de Bascechny até aos tumultuosos anos do séc.XX, tendo passado depois para o Museu Estatal da Bielorússia e encontrando-se agora na Catedral de S.Simão e S.Helena, mais conhecida como Catedral Vermelha, em Minsk, que festeja este ano os seus cem anos de existência.
Celebra esta festa nas várias igrejas cristãs, embora possam existir divergências de data, a apresentação do Menino Jesus no Templo, quarenta dias passados sobre o seu nascimento. Em tempos idos, embora ainda assim aconteça em certas comunidades, havia procissão de velas e eram benzidas as velas de ceras que seriam usadas durante o resto do ano.

3 comentários:

Jad disse...

Cumprimento de dois preceitos da Lei Mosaica: impureza e purificação da mulher após a maternidade (40 dias após o parto, no caso de um nascido macho; 80 dias, no caso de fêmea); e o “sacrifício” de todo e qualquer primogénito masculino. Lucas recriou as duas cerimónias num só momento, graças à “visão” de Simeão.

LUIS BARATA disse...

E este ícone segue a preceito a narrativa do Evangelho de S.Lucas.
A minha outra opção seria a do Manuscrito 65 do Museu Condé, mais conhecido como o Livro de Horas do Duque de Berry.

LUIS BARATA disse...

Um esclarecimento: relevei de certo modo a "Apresentação do Menino no Templo" em detrimento da "Purificação de Maria" porque é essa a orientação litúrgica desde o Vaticano II.