Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 12 de março de 2010

Micarême

Só hoje me lembrei que na Quarta-feira, dia 10, foi o principal dia de micarême. Uma festa que nasceu no século XV, em França, e que continua a ser festejada em muitas partes da Europa e em Portugal também. É uma festa de Carnaval (fora da época de carnaval), normalmente acompanhada de baile. Decorre este ano de 8 a 13 de Março (a semana que fica a meio da quaresma). Na minha casa gostava-se muito de fazer um baile temático nesta semana.
Encontrei um convite, com história, para L'Isle-aux-Grues (Québec, Canadá) o que mostra que a tradição continua viva também na América.
"Fête de la Micarême", em França (Rennes), 1910.

5 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Desconhecia.

Miss Tolstoi disse...

E achei engraçado.

APS disse...

O baile da Pinhata!!!
Aos anos que eu não ouvia(ou lia)
falar deles!!!

LUIS BARATA disse...

Um amigo meu ( e do Jad ) chegou a pensar fazer um baile de Micarême este ano.

Jad disse...

Por acaso encontrei-o hoje, junto do escritório, e disse-me: "sabes que estou a pensar em fazer um baile de micarême". Mas está a pensar... só lá para Abril... já não é a mesma coisa!