Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 9 de março de 2010

O Castelo!

x

Já há muito tempo que não lia Italo Calvino. Numa feira do livro encontrei este título que nunca li: O Castelo dos Destinos Cruzados. Estou a iniciar a leitura e parece-me interessante. Já leram?
x
No meio do bosque cerrado, um castelo dava refúgio a todos os que a noite surpreendesse em viagem: cavaleiros e damas, comitivas reais e simples viandantes.
Entrei por uma ponte levadiça desconjuntada, desmontei da sela num pátio escuro, enquanto alguns palafreneiros silenciosos se encarregavam do meu cavalo. Eu estava sem fôlego; mal me aguentava nas pernas: desde que entrara no bosque, tantas foram as provas por que havia passado, tantos os encontros, as aparições, os duelos, que já não conseguia restituir qualquer ordem nem ao movimento nem às ideias. (...)

Italo Calvino, O Castelo dos Destinos Cruzados,Lisboa: Teorema, 2003, p. 17

Sem comentários: