Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 31 de março de 2010

Noite Mágica - A primeira lua cheia depois do equinócio da primavera


Esta noite é uma noite mágica para várias religiões. É a primeira noite de Lua Cheia depois do equinócio da primavera.
Desde cedo o homem observou a Lua e viu que havia duas grandes fases, ou dois grandes momentos, um dia em que a lua estava com o máximo de Luz e um outro dia (sensivelmente ao fim de 14 sequências de dia e noite) em que a lua estava sem existência de qualquer foco de Luz. Sistemas cíclicos que serviram, inicialmente, para a contagem do tempo.
Verificaram também que havia um momento em que havia muito calor (que o homem denominou de Estio e mais modernamente de Verão) que se opunha a um outro de muito frio (denominado Inverno). Que os dias cresciam acompanhando esse calor e que as noites aumentavam acompanhando esse frio. Que havia um dia em que o período de Luz era o maior (Solstício de Verão) e que havia um dia que se lhe opunha (Solstício de Inverno).

Sabe-se que desde o Concílio de Niceia, celebrado no ano de 325, a Páscoa corresponde ao primeiro domingo que ocorre depois do aparecimento da lua cheia que se segue ao equinócio de Março. Se o primeiro dia de lua cheia for um domingo, a Páscoa será no domingo seguinte .
Não se esqueça a importância e a necessidade que havia (e ainda há) nessa determinação, dado que todas as festas móveis estavam (e estão) dependentes do primeiro domingo de lua cheia depois do equinócio de Março, ou seja do domingo de Páscoa.

No Calendário Chinês entramos hoje na 2.ª lua do ano do Búfalo, corrija-se para Tigre. OBRIGADO. (Bem digo que a minha memória está uma desgraça!)

E o Seder de Pesach (que MR falou ontem) também está relacionado com esta noite!

3 comentários:

c.a. (n.c.) disse...

Este ano não será o do Tigre? Digo isto porque o meu signo chinês é Búfalo, e tenho ideia que o meu ano foi o anterior...
Curiosamente, acabei de «postar» e verifico agora que, sem que eu desse conta, a minha «postagem» é capaz de ter sido influenciada pela Lua... :-)

Miss Tolstoi disse...

Sempre a relembrar. Eu, porque sei, mas esqueço-me. "Ai, a minha memória!"

Margarida Elias disse...

Gostei muito deste post. Não fazia ideia como era determinado o Domingo de Páscoa e agora já sei. Muito obrigada, porque adoro aprender!