Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 2 de abril de 2010

As minhas Heidi(s)

«Quando se deixa a ridente aldeia de Mayenfeld para subir a montanha de aspecto imponente e severo que domina esta parte do vale, atravessa-se primeiro um lindo trecho de planície recoberto de campos e pomares», assim começa Heidi, de Johanna Spyri, um livro que todos devem ter lido, publicado em 1880-1881.

Johanna Spyri
Saiba mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Johanna_Spyri

As capas das edições que tenho e que li vezes sem conta:

Porto: Livr. Civilização, 1961
Trad. de Helena Lousada; il. de Maria Helena Abreu.


Pedro, Clara e Heidi.



Lisboa: Bertrand: Ibis, [196-]

Hoje é Dia Internacional do Livro Infantil. Não querem falar das vossas leituras de infância?

6 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Claro que li e também vi em filme. Uma delícia.
Ainda se lerá em edições destas? Ou só só em BDs e condensados?
E para retornar a Andersen, lembro-me particularmente de "O Patinho Feio" (e outros contos), que existia em duas versões: uma cartonada e uma encadernada com um alinhado - uma coisa chique! Acho que era da Majora.
Li e reli livros dessa colecção. Outra selecção intitulava-se "O Rouxinol do Imperador", etc.

APS disse...

Vou tentar uma deixa condigna, MR, no sítio do costume, mas ainda me não esqueci do seu Amicis (cordial)...

ana disse...

Vi o filme mas não li a história. O post está muito giro!

MR disse...

É verdade, o meu Amicis... Os escritores também são dos seus leitores.
E vou mudar de endereço. Até já!

Renata disse...

Olá!
Sei que este post já tem 6 anos mas queria saber se me podia dizer se o primeiro livro, da Civilização, é o primeiro da série Heidi.
A pergunta pode parecer estranha. A verdade é que estou a tentar organizar as minhas estantes no Goodreads e não consigo encontrar esta edição, que foi a que li em miúda.

MR disse...

O livro da Civilização tem a história completa. Engloba Heidi e Outra vez Heidi. Se foi publicado antes da edição da Bertrand não tenho a certeza, mas penso que sim. Também foi a primeira edição que li deste livro.
Espero que encontre o livro.
Bom dia!