Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O Rouxinol e a Rosa, Wilde para lá da história...

Passei pelo Arpose e encontrei umas palavras de Wilde e não só, palavras sábias sobre mulheres. Desde tempos longínquos que a mulher é tema da arte e dos artistas. Quão caprichosas são as mulheres? - Veja-se no trecho desta hitória.
x
O Rouxinol e a Rosa
- Ela disse que dançaria comigo se eu lhe levasse rosas encarnadas - declarou o moço estudante -; mas no meu quintal não há uma única rosa encarnada.
O rouxinol, que estava no seu ninho da azinheira, ouviu o que o rapaz dizia e olhou, admirado, entre a folhagem.
- Não há uma única rosa encarnada no meu quintal! - repetiu ele, já com os olhos rasos de lágrimas. - De quantas ninharias depende a felicidade! Li tudo o que os sábios escreveram, possuo todos os segredos da Filosofia. No entanto, por causa de uma rosa rubra, a minha vida torna-se calamitosa. (...)
x
Oscar Wilde, Contos, Lisboa: Relógio d' Água, 2001, p. 123. (trad. Cabral do Nascimento)

Obrigada APS.

Sem comentários: