Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Pinturas dentro da pintura

Hoje um terço do Blogue foi ver (ou rever) "A Perspectiva das Coisas / A Natureza-Morta na Europa", a exposição que está patente na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, até 2 de Maio. Aprendi alguns conceitos (novos para mim). Por exemplo, nunca teria classificado este quadro de Frans Francken (o jovem), Eine Kunstkammer /Gabinete de Curiosidades, de 1618, como natureza morta...

Mas neste quadro a minha vista ficou presa no seguinte pormenor (lateral direita, inferior):


o jogador (?) com cabeça de burro... ou o burro do humano destruidor?

12 comentários:

LUIS BARATA disse...

Também fiquei "preso" a este pormenor. Ainda não tive tempo de procurar mais info sobre esta tela.

Miss Tolstoi disse...

Quando fui ver a exposição não liguei muito a esta tela. O pormenor é mais interessante que o quadro.

Miss Tolstoi disse...

Obrigada por nos ter puxado o olhar para ele.

ana disse...

Porque é que é uma natureza morta?
Também me intrigou/a!

É pena o ambiente em que está o burro, personagem viva, não estar mais perceptível.

Gosto imenso desta tela porque tem várias dentro de si.
Aprecio o trabalho e o olhar do pintor que conta várias histórias numa só tela.

A exposição é magnífica.

MR disse...

Também só ontem vi o pormenor.
De resto, tinha reparado no quadro porque gosto de «Gabinetes de curiosidades», mas nunca a colocaria numa exposição de Naturezas-mortas. Critérios...
A exposição é uma beleza, mas tem uns critérios muito latos.

MR disse...

Outro critério estranho: telas com elementos vivos.

ana disse...

Andei a fazer uma pesquisa na net sobre o burro na pintura porque só me lembrava de Goya.
Cheguei a este site e retirei este poema:

"The ox knows his master,
the donkey his owner's manger,
but Israel does not know,
my people do not understand."


No Renascimento é utilizado na pintura religiosa nas representações do nascimento e na vida de Jesus.

Na Idade Média encontrei esta imagem fabulosa:

ana disse...

Venho fazer uma emenda ao meu comentário a figura fabulosa não é da Idade Média mas anterior. Veja-se:

"La datazione è incerta, dal I secolo al III secolo, l'immagine sembra essere una ironia su un soldato romano cristiano, ma la sua identificazione è incerta e comunque si tratta al più di una testimonianza della presenza di cristiani a Roma".

ana disse...

Pensei em fazer um post com a imagem que encontrei mas como partiu deste seu post a procura não o quis fazer.
É que um fio leva a outro e assim nascem muitas ideias e se propagam.
Desculpe a invasão excessiva mas a arte é uma das minhas paixões e curiosidades.
Bom dia, bom dia a todos.

Jad disse...

Boa tarde. Acho que a Ana pode fazer um post sobre o "seu" burrinho.

ana disse...

Obrigada, JAD.
:)

Anónimo disse...

Comparando com outras obras da Idade Média...