Prosimetron

Prosimetron

domingo, 27 de junho de 2010

Camões, Lampreia e Alfama

Giovanni Bellini, A jovem no toucador


Ontem, alguém contava, com admiração, que no Capítulo da Confraria da Lampreia tinha assistido a uma maravilhosa conferência. O conferencista, um ilustre membro das Academias, citou, perante todos, "um documento encontrado na Biblioteca Nacional" com o qual tinha identificado que Camões, comia a famosa lampreia, em Alfama, sendo o ciclóstomo servido pela sua amante, numa taberna ou algo semelhante. Só não consegui que a sua memória indicasse, com precisão, se tinham sido indicados a rua e o número... mas que era em Alfama e servida pela amante de Camões, não tinha qualquer dúvida!
Tenho que voltar a ler A Vida Ignorada de Camões ou «A Vida Ignoradíssima de Camões»... (ainda não foi escrita? desculpem!)
O quadro, com a representação do duplo espelho (o que permite ver o que não se consegue...), encontra-se em Wien (Viena, Áustria), no Kunsthistorisches Museum.
Uma imagem para uma "lampreia", que me desculpe quem não gosta de lampreias...

7 comentários:

MR disse...

Confirmo!!!

MR disse...

E mais, o tal conferencista afirmava que Camões era um amante de lampreia.
E já agora, o papelinho que se vê no quadro terá um soneto de Camões?

APS disse...

Á bordalesa ou em arroz, quando bem feita, chamo-lhe um figo!...
Quanto aos "sítios escusos" onde Camões a comeu, deve ter sido ou no "Rompeu" ou no "Mal-cozinhado" que ele refere numa carta que Costa Pimpão não aceita que seja dele. Mas Pimpão era bem comportado, creio que um pouco beato e, por isso,não frequentava
"estabelecimentos" deste tipo...

ana disse...

Não conhecia o quadro e gostei, embora não se veja a imagem através do espelho.
A sugestão muitas vezes faz a diferença!
Bom domingo.

Jad disse...

O pequeno espelho na mão permite à senhora ver a parte de trás do seu toucado que aparece reflectido no espelho que se encontra fixo na parede

MR disse...

Tenho de ir ler as Cartas de Camões.

ana disse...

Obrigada, já reparei.
É singular.