Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Pedras - 3

La Peregrina, talvez a mais famosa pérola de todas, hoje propriedade de Elizabeth Taylor, a quem foi oferecida por Richard Burton no Dia de São Valentim de 1969, depois de ter pertencido ao Tesouro Real de Espanha (proveniente das Américas), a Maria Tudor, aos Bonaparte e aos Duques de Abercorn que a venderam no leilão onde Richard Burton a comprou.
Alonso Sanchez Coello, Isabel de Valois, 1560, Kunsthistoriches Museum, Viena.
A mulher de Filipe II de Espanha está literalmente vestida de pérolas, da coifa até aos pés. Quando a Espanha era muito rica...
- Coroa da Princesa Blanche, integrada no dote de Blanche de Inglaterra, filha de Henrique IV e mulher do Eleitor Palatino LuísIII, faz hoje parte do Tesouro Real da Baviera (Munique). Esta peça do século XIV é, mercê da tumultuosa história das Jóias da Coroa Inglesa, a mais antiga coroa fabricada em Inglaterra.


Junho não podia acabar sem a sua pedra que, como é fácil de adivinhar, é a pérola. Obviamente, aqui pedra é no sentido de preciosa, porque, como se sabe, este "fruto do mar" é muito frágil : risca-se facilmente, descolora-se se estiver muito tempo sem ser usada etc etc
Mas, apesar da sua fragilidade, tem exercido um longo fascínio sobre os humanos. Dos Antigos Persas aos romanos, da Renascença aos joalheiros da Arte Nova.
Muito tempo inacessível aos comuns mortais, "democratizou-se" no século XX com o aparecimento das pérolas de cultura, sendo estas a esmagadora maioria das pérolas vendidas actualmente.

4 comentários:

ana disse...

É interessante este seu post.
Pérolas são uma jóia bonita apesar de frágeis. :)

MR disse...

Não sabia que a pérolas é a pedra de Junho. Ou, se calhar, já soube e esqueci-me.
Uma pérola, este seu post, Luís. A sério, :)

LUIS BARATA disse...

Um breve apontamento, no último dia do prazo :)

Miss Tolstoi disse...

Não uso muitas jóias, mas gosto de pérolas.