Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Nasci no tempo das cerejas!


Não sei o dia em que nasci. Nem eu, nem ninguém na minha família. Ligaram tão pouca importância ao meu nascimento, era uma família tão grande, que não sabem. Uns diziam que nasci a 1 de Julho, outros no dia 12, outros a 4 ou a 14. A minha avó dizia que eu tinha nascido no tempo das cerejas, que vai de Maio a Julho. Então eu escolhi o dia 1 de Julho para fazer anos. Mais tarde, quando tive de tirar papeis para fazer exame, vinha 23 de Julho. Resolvi guardar as duas datas, porque assim sempre podia fazer duas festas de anos, com um vinhito abafado e uns bolos secos.
Vitor Pavão dos Santos, Amália (uma biografia), Lisboa, Contexto, 1987, p. 19


Efectivamente o Registo diz que Amália Rodrigues nasceu "Às cinco horas e zero minutos do dia vinte e trez do mez de Julho do ano de mil novecentos e vinte"...

1 comentário:

MR disse...

O maior biógrafo e conhecedor de Amália. E o livro que se lê com muito prazer.