Prosimetron

Prosimetron

domingo, 13 de junho de 2010

Citações - 92 : Preferências no Céu

(...) Será possível ter preferências no Céu? (...) S.Francisco é o meu preferido, admiro São Tomás e Santa Teresa d' Ávila, gosto de Santa Clara, o Lírio de S. Damião, mas, confesso, tenho um fraquinho pelo nosso Santo António, por este ser, simultaneamente, Doutor da Igreja em Roma e santinho dos bairros populares em Lisboa, e ainda por razões de família: pelo lado do pai, o José Fernando, meu primo direito, descende em linha recta dos Bulhões.

- Fernanda de Castro, Ao Fim da Memória, I vol. (1906-1939), Editorial Verbo, 2ªed, 1988, p.163.

6 comentários:

MR disse...

Eu, na Terra, tenho um fraquinho por Santa Teresa d'Ávila.

Descende em linha recta dos Bulhões? Fora os bastardos... :)

Jad disse...

E o Papa ficaria deveras impressionado com a "massa" de gente que ontem andava na Rua. Aquilo sim, é que foi ajuntamento.

LUIS BARATA disse...

Mais do que em anos anteriores? Não me pareceu.

Jad disse...

Será pelos escritos ou por causa da estátua em extase

MR disse...

Pelos escritos.
Acho que Bellini leu Santa Teresa d'Ávila para fazer a estátua. Os escritos são belíssimos (principalmente os poemas) e a escultura é maravilhosa (está lá tudo).

c.a. (n.c.) disse...

É caso para dizer: que remate mais desastroso... :-)