Prosimetron

Prosimetron

domingo, 20 de junho de 2010

Para Saramago 2!

Para Saramago que hoje irá ser cremado e sempre me pareceu a forma mais bela de viajar depois da vida.
A escolha da citação de Saramago está relacionada com a sua ética que sempre me agradou. Gosto de alguns livros de outros não e hoje há que prestar a homenagem que merece por ter internacionalizado Portugal.
x


Nem a arte nem a literatura têm de nos dar lições de moral. Somos nós que temos de nos salvar, e isso só é possível com uma postura de cidadania ética, ainda que isto possa soar antigo e anacrónico
José Saramago, in A Caverna, Lisboa: Caminho, 2000, [retirado do citador]


De Camus para Saramago. Tenho relido no pouco tempo livre Camus. Estas citações foram já aqui colocadas por mim quando o Luís lançou o desafio de se comemorar o escritor.

«Nós morremos todos, mas a arte fica.»
Albert Camus, in Cadernos III[ vol. III, ] (caderno nr. 6 abril 1948/Março 1931) t rad. António Ramos Rosa, livros do Brasil, 1966.

«Gostamos da curvatura de um gesto, da oportunidade de uma árvore na paisagem»

Albert Camus, O Avesso e o Direito seguido de Discursos da Suécia, Lisboa: Livros do Brasil, sd., p. 63

Desejo que Saramago descanse na sua árvore.

1 comentário:

ana disse...

Gosto da sua ética no sentido de que nunca se desviou do que acreditava mesmo em relação ao partido comunista.
É neste sentido que me agrada.