Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 23 de junho de 2010

São João Bonito


Guilherme Camarinha (1912-1994) - A festa de S. João
Aguarela que serviu para uma tapeçaria executada pelas Tapeçarias de Portalegre para a Câmara Municpal do Porto

Ó meu São João Bonito,
bem bonito que ele é
Bem bonito que ele é
Com os seus caracóis de oiro, e seu cordeirinho ao pé
E seu cordeirinho ao pé
Não há nenhum assim, pelo menos para mim
Nem mesmo São José
Santo António já se acabou
O São Pedro está-se acabar
São João, São João
Dá cá um balão
Para eu brincar
Ó meu São João bonito, dos milagres sem igual
Dos milagres sem igual
Vem trazer santa alegria, às gentes de Portugal
Às gentes de Portugal
Ouve a nossa canção, e livrai de todo o mal
Meu rico São João
Santo António já se acabou
O São Pedro está-se acabar
São João, São João
Dá cá um balão
Para eu brincar

(Canção do filme O Pátio das Cantigas, interpretada por Maria das Neves)

6 comentários:

APS disse...

Convenhamos que o vate teve grandes liberdades poéticas!...
Nunca percebi, no poema, aquela cronologia dos santos em que o "S. Pedro está-se a acabar" e volta para o S.João, logo a seguir!
Ora a sequência correcta seria Sto. António(10/6), S. João (24/6) e,finalmente, S. Pedro a 29 de Junho. Estes poetas!...

Jad disse...

Mas existe a oitava de São João, que é festejada a 1 de Julho. Dos Santos populares é o único que tem oitava e que é festejado duas vezes, pela igreja. Lá está, no Livro de Horas...

MR disse...

APS,
eu pensava o mesmo, que grande confusão de datas; afinal o poeta era cultíssimo.

Jad,
o que uma pessoa aprende para fazer um Livro de Horas...
Obrigada pela explicação.

APS disse...

Uma correcção, um pouco atrasada:
Sto.António (13/6).
Um agradecimento, a JAD,pela explicação de um facto que eu desconhecia, em absoluto.
Uma desculpa (intemporal), ao poeta pela justeza e rigor dos versos.
Um "mea culpa",por mim mesmo.
E, finalmente, um bom dia,para MR.

MR disse...

Bom dia!

MR disse...

APS,
nem tinha reparado que havia gralha no dia de St.º António.