Prosimetron

Prosimetron

sábado, 13 de novembro de 2010

In Memoriam - Santo Agostinho

Aurélio Agostinho, conhecido como Agostinho de Hipona desde a sua consagração como bispo desta cidade em 397. Terá nascido a 13 de Novembro de 354 numa pequena cidade, Tagaste, situada na Numídia, no Norte de África. Foi canonizado e nomeado Doutor da Igreja.x
x
mestre Huttenheim, Santo Agostinho Medita sobre a Santa Trindade, c. 1480.





Altar de Santo Agostinho. Agostinho lê as Escrituras, à sua frente está Santa Mónica, ora e participa no mistério do ofertório, a conversão do pão e do vinho no Corpo e Sangue do Logos encarnado, que o bispo celebra perante a manifestação alegórica da Trindade - um rosto triplo e ao mesmo tempo uno - que o anjo assinala desviando o olhar para o verdadeiro centro do quadro. (* imagem digitalizada, p. 58)

«Foi esse livro [Hortênsio de Cícero] que mudou os meus afectos e voltou para ti, Senhor, as minhas preces. (...) - não era pois para refinar a língua que eu manuseava aquele livro, nem ele me convencera quanto ao estilo, mas quanto àquilo que dizia.»

Santo Agostinho in Confissões, Liv. III, IV, 7*

* Santo Agostinho Vida, Pensamento e Obra, Lisboa: Público. sd, p.228 (notas de âmbito filosófico, dos excertos de Confissões, Manuel Barbosa da Costa Freitas e José Maria Silva Rosa)

Sem comentários: