Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Só até domingo



Até 14 de Novembro
Teatro Cinearte, Sala 1
5 .ª a sábado, 21h00
Domingo, 16h00

«O trabalho dramatúrgico consistiu em desenhar o enquadramento do 19 de Outubro, focando a oposição monárquica, a conspiração dos exilados e o seu apoio por parte do Rei de Espanha, a acção determinante – no terreno e na confissão do Dente de Ouro -, dessa figura sinistra, o empresário teatral Augusto Gomes, e a incapacidade ou total impossibilidade de os Republicanos terem conseguido a total clarificação deste “mistério” perante a opinião pública.
«Será talvez essa a razão de se continuar a intitular de “mistério” um golpe reaccionário suficientemente clarificado e confessado na sua planificação, propósitos e objectivos.
«E se todos esses dados ainda são considerados insuficientes, pois que se faça luz definitiva sobre um dos mais bárbaros e repugnantes acontecimentos que manchou a vida politica nacional.
«A História e o futuro vivem de saber ler o passado. Não será despiciendo saber toda a verdade sobre os crimes que se abateram sobre os dirigentes do 5 de Outubro, onze anos depois de terem conquistado a liberdade para o povo português.» (http://www.abarraca.com)

1 comentário:

Nuno Castelo-Branco disse...

Inacreditável, esta capacidade de reescrever a história. Que interesse teriam os monárquicos e os "reaccionários" em eliminar aqueles com quem tinham convivido no sidonismo? A quem aproveitou o crime? É bem mais evidente o interesse dos "democráticos" do sr. Afonso Costa e da sua cacicagem que nutria um ódio de morte a Machado Santos, por exemplo. Os métodos foram típicos da organização secreta do prp pré-1910 e já indiciam muito daquilo que foi a Legião Vermelha.
Ridícula e até indecente, esta patética sugestão de "complot realista".