Prosimetron

Prosimetron

sábado, 1 de janeiro de 2011

La bella Italia


Lisboa: Dinalivro, 2006
Guia da Cidade Eterna, profusamente ilustrado e descrevendo os lugares mais importantes de Roma e do Vaticano. Tem também umas páginas dedicadas a Óstia, Vila d'Este e Vila Adriana. Adorei! Parece-me uma colecção a ter em conta. Não é para levar em viagem, antes para a preparar e depois recordar.


Köln: Taschen, ca 2010
Ed. trilingue: espanhol, italiano e português.


Há tempos tinha cobiçado este livro no Corte Inglês. E eis que o Pai Natal mo trouxe, acompanhado do de Roma.
Algumas das melhores paisagens, como o Lago Como, Veneza, Florença, a Costa Amalfitana e a Sicília. Zonas de hotéis lendários, que nos são apresentados por neles se desenrolarem cenas de alguns romances ou terem sido filmadas algumas películas, como, o Hotel Splendido em Portofino, o San Pietro na Costa Amalfitana e o Villa Cimbrone em Ravello.
A autora, Angelika Taschen, com a colaboração de Christiane Reiter, leva-nos a alguns lugares românticos como a Torre di Bellosguardo, em Florença. Livro a levar nesta viagem, de acordo com proposta da autora: Retrato duma senhora, de Henry James.
Sei que vou dar imenso uso a estes dois livros.


http://media-cdn.tripadvisor.com/media/photo-s/01/14/bc/da/villa-de-este.jpg
«A Villa d'Este já passou pelas mãos de cardeais, réis e artistas, ricos e elegantes, extravagantes e excêntricos, todos eles unidos por uma enorme paixão pelo lago de Como, um dos mais românticos lagos de Itália. [...]»
Leitura aconselhada: A Cartuxa de Parma, de Stendhal. Reli-o há três anos, quando fui a Parma, mas não me entusiasmou tanto como da primeira vez que o fiz.


http://www.matrimonioitalia.it/gestionale/images/thumb/tb3_50590_$150210112551_hotel_torre_di_bellosguardo_matrimonio_firenze_05.jpg
Torre di Bellosguardo. Deste hotel desfrutam-se as melhores vistas sobre Florença.

3 comentários:

Anónimo disse...

A preparar-se para viajar? Quer companhia? Estou pronto...

Raptante disse...

Viagem-mistério, sim. Companheiro misterioso... será de arriscar?

Miss Tolstoi disse...

Isto é que era qualidade de vida: passar um fim-de-ano num destes dois lugares: Florença e Lago de Como. Mas, como não sou esquisita, também podia ser Roma, Veneza, Costa Amalfitana, Sicília...