Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Tesouro zoológico do séc.XVIII


Uma colecção raríssima de peixes do Brasil do séc. XVIII, provenientes de uma expedição dirigida por Alexandre Rodrigues Ferreira, encomendada pela Casa Real, foi descoberta no departamento de Zoologia da Universidade de Coimbra. São 68 exemplares conservados dentro de uma caixa de folhas de flandres por uma técnica rara: como num herbário, os peixes estão montados e secos sobre folhas de papel. Estes exemplares são o que resta da colecção que o naturalista português recolheu e incluía artefactos de tribos índias da Amazónia, herbários e material zoológico. A colecção de peixes do Brasil provém do Museu Real da Ajuda. Será apresentada amanhã publicamente pelo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

6 comentários:

LUIS BARATA disse...

O que está por aí em caves, sótãos, armazéns e afins de edifícios públicos e particulares é um mundo. De vez em quando, emergem preciosidades como estas.

MR disse...

E está até quando?
Já agora se é do Museu da Ajuda como foi parar ao departamento de Zoologia da Universidade de Coimbra? Sabe?
No ano passado, precisei de consultar a Viagem filosófica pelas capitanias do Grão Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá: 1783-1792, de Alexandre Rodrigues Ferreira e gostei imenso do livro. Há uma edição do Rio de janeiro, de 1971.

MR disse...

Fui ao site do Museu (http://www.museudaciencia.pt/index.php?iAction=Actividades&iArea=33&iId=220&iAreaFirstAccess=1#iItem_220) e vi que é só amanhã. É pena.

João Mattos e Silva disse...

MR: este acervo foi transferido para a U.C. em 1808. Parte foi roubado pelas tropas napoleónicas e outra parte ainda, estava no Museu Bocage, que ardeu.

ana disse...

João Mattos e Silva,
Obrigada pela informação sou capaz de passar por lá.
Bem haja!

MR,
O Departamento de Zoologia da UC tem peças incríveis de animais extintos, tem colecções notáveis, uma delas de borboletas e mais... O Museu da Ciência está instalado no Laboratorio Químico e está muito bem organizado!
Boa noite!

MR disse...

Obrigada, JMS, pela informação.
Ana, há anos visitei o Museu da Ciência. Obrigada.