Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 12 de julho de 2011

O que estamos a ler? - 3

Lisboa e Bombaim são as cidades que ando a ler pela escrita de Tiago Rebelo, João Correia Filho e Suketu Mehta:


Neste surpreendente romance, o autor abre-nos a porta dos fundos do lado mais obscuro da política nacional dos nossos dias, onde nada é o que parece ser e onde se desenrolam acontecimentos extraordinários que colocam em perigo a sociedade, sem que esta se aperceba do que está realmente a acontecer...

Gosto do enredo e da forma como está escrito.


Certo dia, um jornalista apaixonado por literatura encontrou um roteiro para desvendar Lisboa, criado pelo poeta Fernando Pessoa, o qual foi publicado com o título Lisboa: o Que o Turista Deve Ver. Deste encontro nasceu a inspiração para que João Correia Fialho refizesse o percurso proposto pelo poeta e transformasse a sua aventura neste guia.

Para quem adora Lisboa como eu, é uma aventura imperdível que nos leva a descobrir sempre algo de novo. O livro está repleto de imagens que enriquem ainda mais esta "viagem".


Neste livro, Suketu Mehta, nativo de Bombaim (a viver há vários anos em NY com a família) dá-nos o ponto de vista de quem vive nesta assombrosa cidade - Bombaim - levando o leitor ao submundo do crime onde muçulmanos e hindus são gangues rivais, revelando a vida de uma dançarina criada no meio da pobreza e do abuso, abrindo a porta que dá para os santuários interiores de Bollywood e entrando nas histórias de inúmeros aldeões que chegam à cidade em busca de uma vida melhor e acabam a viver à beira da estrada.

Vale pela investigação apurada mas tem momentos demasiado exaustivos. De qualquer modo, é um livro que revela muitos aspectos daquele país. E isso é interessante.

3 comentários:

ana disse...

Não conheço nenhum dos livros, MLV.
Obrigada pela sua sugestão. Bombaim conheço de passagem mas o que vi, junto ao aeroporto pareceu-me pobre e não tinha a beleza de Panjim em Goa.

MR disse...

O segundo também está na minha pilha. :)

Miss Tolstoi disse...

Nunca li nada do Tiago Rebelo. Devo estar enganada, mas não dou muito por ele.