Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Elegâncias - 69

Em especial para MR que foi a mentora desta rúbrica (se não me engano) e que a tem pontuado com humor.


Dei um salto a Lisboa, cidade de minha eleição, para ver Bosch e o seu Círculo que termina a 25 de Setembro. Depois de visitar a sala 61, onde se encontra a exposição, fui rever algumas peças que acarinho e encontrei a exposição que tem o título: "MUDE no MNAA, Desconstruindo os Paradigmas".


MUDE (Museu de Artes e Design); MNAA (Museu Nacional de Arte Antiga).




Para o elegâncias deixo as seguintes peças:




Capa de Vestido de noite de Alexander McQueen (Inglaterra) para Givenchy, colecção Primavera/Verão, 1997.


A Virgem e o Menino pintado sobre seda, junto à pintura século XV /XVI


[Adorava ter esta capa]. :))


Vestido "L'écume de Jours", de Jean Paul Gautier, Alta Costura colecção Primavera/Verão 1999.



Vestido de ganga com plumas de avestruz.





Jean-Charles de Castelbajac (Marrocos) Túnica com a impressão de Mao Tsé Tung, Colecção pronto-a-vestir de 1986, junto ao Apostolado.







Túnica Issey Miyake, Colecção Outono /Inverno 1999-2000 junto à Arte Nan Ban, os biombos que revisito sempre que vou ao MNAA


Biombos Nan Ban que um Prosimetronista pode contar algumas histórias.




3 comentários:

João Menéres disse...

Ai esse JERONIMO !...
O mais adiantado pintor de todos os tempos !!!

MR disse...

Obrigada, Ana.
E recordou-me que ainda não vi esta exposição.

ana disse...

João Menéres,
É verdade levou-me a sair de Coimbra às 8 horas e a regressar às 15 horas, o tempo que tive disponível. :)

MR,
Tenho acahado graça às postagens. vale a pena ir à exposição são duas telas que vieram de Bruges e onde se vê a nítida influência de Bosch.
A minha ida foi tão rápida que nem deu para rever os amigos.
Achei interessante a interpelação do contemporâneo com a arte de séculos anteriores. Não visitei todas as salas porque não era esse o meu objectivo, mas acabei por espreitar algumas para ver esta interacção.
Boa tarde! :)