Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Leituras no Metro - 72

Um dia, Hemingway foi passear para o Jardim do Luxemburgo para espantar a fome, tendo de seguida passado pela rue de l'Odéon - uma rua sem restaurantes -, onde se encontrava a livraria de Sylvia Beach. E o que o esperava na Shakespeare & Company? Uma carta com o pagamento de um conto.
Saiu dali e resolveu ir à cervejaria Lipp:

«Dali ao Lipp era um bocado e todos os sítios que o meu estômago reconhecia, tão velozmente como os olhos e o nariz mos revelavam, aumentavam o prazer daquele passeio. Havia poucos clientes na brasserie e, quando me sentei no banco encostado à parede, com o espelho por detrás e uma mesa à minha frente e o criado me perguntou se eu queria cerveja, pedi um distingué, que é uma grande caneca de litro, e uma salada de batata.
«A cerveja estava muito fresca. Soube-me maravilhosamente. As pommes à l'huile estavam rijas e bem temperadas e o azeite era delicioso. Moí pimenta negra por cima das batatas e molhei o pão no azeite. Depois do primeiro e largo trago de cerveja, comecei a comer e a beber com todo o vagar. Acabadas as pommes à l'huile, pedi mais uma dose e um cervelas, prato que consiste numa salsicha semelhante a uma fatia grossa e larga de frankfurter cortada ao meio e coberta de um molho de mostarda especial.
«Ensopei o pão no azeite e no molho e bebi lentamente a cerveja até que esta aqueceu; depois, acabei com ela e mandei vir um demi a cuja tiragem assisti. pareceu-me mais fresco que o distingué e bebi logo metade dele.»
In: Paris é uma festa. Lisboa: Livros do Brasil, [1966], p. 91-92

2 comentários:

APS disse...

Está cá a dar-me um apetite!... Também já são horas..., embora preferisse umas Krakauer, mais saborosas, ou da Silésia, com pele estaladiça.
Um bom começo de noite, MR!

MR disse...

Umas salsichas alemãs foi o meu almoço domingo passado - muito boas. Se eram Krakauer...
Bom dia!