Prosimetron

Prosimetron

domingo, 18 de setembro de 2011

Livros de cozinha - 54

London: Frederik Muller Ltd, 1956
No capítulo das sopas, Susan Lowndes Marques apresenta uma «Sopa turca» que diz comer-se no Alentejo. Nunca tinha ouvido falar de uma sopa portuguesa com tal denominação. De que encessitamos para a fazer? 6 cebolas grandes, 6 batatas grandes, 4 ovos. E como se faz? Cozem-se as batastas e cebolas cortadas num litro de água. Quando cozidas, passam-se. Bata bem os ovos. Retire a panela do lume, junte os ovos e vá batendo até que a sopa seja servida.
Quando o tempo arrefecer vou experimentar esta sopa turca.
O último capítulo do livro é dedicado às bebidas. Como podem ler, a água é provavelmente a bebida mais popular em Portugal. Ainda estava longe o tempo das bebidas açucaradas.
Claro que fala de vinhos portugueses, como uma referência ao vinho de Carcavelos, muito apreciado em Inglaterra, para além do vinho do Porto - claro! Diz, para ingleses entenderem que «o vinho do Porto é o rei dos vinhos como Stilton é o rei dos queijos».

Susan Lowndes (1907-1993) casou com o jornalista Luís Marques. Jornalista e tradutora, escreveu Travellers' Guide to Portugal e, com Ann Bridge, um livro de viagens, há pouco traduzido como Duas inglesas em Portugal. Pode ser que um dia fale deles.
Se quiser saber algo sobre ela leia o seu obituário no Independent: http://www.independent.co.uk/news/people/obituary-susan-lowndes-marques-1475160.html
E se quiser saber mais, há o livro que a filha, Ana Vicente, escreveu sobre a família. Li-o quando foi publicado e lê-se bem:

Lisboa: Gótica, 2006
€17,00

1 comentário:

APS disse...

Gostei das ilustrações, na sua simplicidade.