Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Um livro de 1513

Um dos livros publicados em Portugal, no ano de 1513, foi Ho flos sanctorum em lingoajem portugues (impresso em Lisboa, por Hermão de Campos, bombardeiro del rei, & Roberto Rabelo, a 15 Março 1513; 554 p.)
Da história de São Barlaão (f. 73v-78v), um dos santos do mês de Abril, aqui fica um dos seus contos.  

Um besteiro tomou uma ave mui pequena que havia por nome rouxinol. E querendo-a matar falou e disse: que te aproveita besteiro que me mates, que de mim não te poderás fartar nem encher teu ventre, mas se me soltares, vivo, dar-te-ei três conselhos, que se os guardares haverás muito proveito deles.
O besteiro, maravilhado do que o rouxinol disse, prometeu-lhe que o deixaria e que o não mataria se lhe desse aqueles conselhos que lhe prometera.
Então ele disse-lhe: o primeiro conselho seja que te não trabalhes de buscar e alcançar o que é impossível alcançar e haver; e o segundo, da coisa perdida que se não pode cobrar nunca hajas dó; o terceiro, o que é impossível de crer nunca creias. Guarda estas três coisas e sempre te irás bem. E como isto disse o besteiro o deixou como prometera.
E o rouxinol como se viu no ar, voando, livre do poder do besteiro, disse: ó homem, coitado, que mau conselho tomaste agora, que tesouro tão grande perdeste hoje; cá em meu ventre está uma pedra preciosa maior que um grande ovo! O qual ouvindo, esteve mui triste porque a deixara e trabalhava de a tomar outra vez dizendo: vem-te pera mim e todo prazer e afago que poder te farei; e eu te tratarei docemente; e depois te deixarei com toda honra e acatamento como tu mereces, mui bem. Disse o rouxinol, por certo conheço que és de todo doido e homem perdido, porque destas coisas que te tenho ditas nenhum proveito tomaste. Tu me perdeste, que nunca já me alcançaras e does-te d’elo e trabalhas-te de me tomar o que lhe é impossível porque não podes voar como eu; e além disto creste que em meu ventre está uma pedra preciosa maior que um grande ovo, como eu todo não seja tão grande como um pequeno ovo.  [Grafia actualizada]

2 comentários:

MR disse...

O rouxinol era mui sábio. :)

ana disse...

E é um belíssimo livro!
Felizmente já se consegue ler em formato digital.
Embora, o original reproduzido seja mais bonito de folhear e ler!

Muito bela esta postagem. :)