Prosimetron

Prosimetron

domingo, 22 de abril de 2012

Apontamentos artísticos

Algumas sugestões para quem tencione viajar pela Península Itálica durante os próximos meses:

Num percurso fascinante pela pintura flamenga dos séculos XIV e XV, com especial atenção na obra dos Brueghel, reúnem-se 70 quadros da autoria dos maiores representantes da arte de Flandres. As telas mostram cenas da vida quotidiana de um modo muito realista e, por vezes, grotesco - características a que a pintura flamenga nos habituou. O itinerário na Villa Olmo, junto ao magnífico Lago di Como, inicia-se com uma obra prima, Os sete pecados capitais, de Hieronymus Bosch.

- La Dinastia Brueghel, Villa Olmo (Como), até 29 de Julho.



A cripta da catedral Santa Maria Assunta de Siena acolhe, durante seis meses, a célebre tela "O batismo de Cristo" de Tiziano, pertencente ao espólio da Pinacoteca dos Museus Capitolinos de Roma. O Duomo, cuja construção se iniciou no século XIII, é considerado um dos exemplos mais imponentes do gótico italiano. O esplendor de Tiziano une-se assim ao complexo monumental da catedral e da cidade, já em si uma maravilha inesquecível.

- Il Battesimo di Cristo, 1511, Tiziano, Duomo di Santa Maria Assunta, Siena, até Outubro.



Três locais da região da Úmbria convidam a conhecer a obra de Luca Signorelli, pintor que exerceu entre 1472 e 1519 e que, juntamente com Piero della Francesca e Perugino, é considerado um dos exemplos mais notáveis da escola florentina do Renascimento. Perugia (Galleria Nazionale dell'Umbria), Orvieto (Catedral) e Città di Castelo (Pinacoteca Comunale) homenageiam este artista através da exposição de 66 obras e ilustram assim a criatividade da carreira de Signorelli e outros pintores da época.

- Galleria Nazionale dell'Umbria, Museo dell'Opera e Duomo de Orvieto, Pinacoteca Comunale di Città di Castelo, até 26 de Agosto

2 comentários:

ana disse...

Tudo tão belo, Filipe!
Quem me dera poder.
Boa tarde!:)

MR disse...

Mas que maravilha!...