Prosimetron

Prosimetron

domingo, 22 de abril de 2012

Apontamentos musicais - Marco Uccellini (1603? - 1680)

Já que foi proposta uma viagem (virtual) artística pela Itália, segue uma sugestão para uma viagem (igualmente virtual) musical no final deste serão. 
Em 2000, o conjunto instrumental Il giardino armonico gravou um CD, intitulado "Viaggio Musicale, Musica Italiana del Seicento". Um dos meus registos preferidos é da autoria de Marco Uccellini (tradução do apelido "passarinho"), nascido provavelmente entre 1603 e 1610 numa localidade próxima de Forlì. Uccellini exerceu a sua actividade de compositor principalmente na corte de Modena e, no fim do seu percurso, em Parma onde compôs sonatas e óperas. Apenas a música instrumental sobreviveu ao longo dos séculos e, hoje em dia, restam apenas oito compêndios de sonatas e géneros musicais semelhantes. Do "passarinho" de Modena, ouçamos a Aria sopra "la Bergamasca", interpretada então por "Il giardino armonico". A todos, uma boa noite!

1 comentário:

MR disse...

Este CD é maravilhoso.
No outro dia quando o Luís lançou o desafio dos livros que mais oferecemos, etc., lembrei-me que se a pergunta tivesse sido disco, este estaria na lista. Foi-me oferecido por uma amiga e é um dos que mais oiço e que mais tenho oferecido.
Boa noite!