Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Recordar

para não esquecer o tempo em que não havia liberdade.

Carta manuscrita  com conto infantil  do ex- prisioneiro Diniz Miranda para Lalinha *(12/12/59).
A carta está exposta no Parlatório, Prisão Política do Forte de Peniche, doação de Diniz Miranda


Feliz dia 25 de Abril, dia da Liberdade!


*Agradeço a JP que levantou uma questão pertinente no seu comentário, passo a citar: 
"O texto vem datado da C.(adeia) C.(entral) do Norte, hoje o Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira. Haverá lapso na identificação do local de encarceramento, no arquivo de onde este texto ilustrado saiu?"

Não sei responder a esta questão porque na legenda da respectiva carta não há nenhuma referência.


Postagem alterada às 21:58. Agradeço a resposta da MR que é útil para compreender esta carta, passo a citar:  "O Museu que está instalado no Forte de Peniche é o Museu da Resistência, logo tem documentos relacionados com a Resistência à Ditadura, para lá da Prisão de Peniche". Ver aqui a carta transcrita.

5 comentários:

JP disse...

Idem, idem!
Mas só um apontamento. O texto vem datado da C. (adeia) C. (entral) do Norte, hoje o Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira. Haverá lapso na identificação do local de encarceramento, no arquivo de onde este texto ilustrado saiu?

MR disse...

Veja-se:
http://soplanicie.blogspot.pt/2010/04/naquele-beco-triste-carta-de-dinis.html

MR disse...

O Museu que está instalado no Forte de Peniche é o Museu da Resistência, logo tem documentos relacionados com a Resistência à Ditadura, para lá da Prisão de Peniche.

ana disse...

MR,
Obrigada!
Sempre fui muito bem recebida em Peniche. É para mim agradável revisitar e revisitar mas é com pena que julgo que não tiram o melhor partido de um Museu da Resistência!

Confesso que me custa falar disto porque as monitoras do museu são sempre muito empenhadas e realmente fazem sentir que é bom passar por lá. No entanto, poderia fazer-se tanta coisa...

ana disse...

MR,
Obrigada pelo site indicado vou colocá-lo na postagem. :)