Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

As melhores bolas de berlim

Uma prova cega na rua levada a efeito pelo Tentações/Sábado revelou onde encontrar as melhores Bolas de Berlim, em Lisboa e no Porto.
Numa escala de 1 a 6, eis a classificação.
Em Lisboa: Bénard (com recheio de chocolate); Padaria Portuguesa; Confeitaria Nacional (a versão sem recheio foi a que mais conquistou os provadores); Versailles; Rosa Doce (Av. João XXI) e Casa Suíça.
No Porto: Confeitaria Nandinha; Leitaria Quinta do Paço; Confeitaria Real; A Serrana; Doce Alto e Padaria Ribeiro.
A origem deste bolo - que se pensa ter sido trazido para cá pelas refugiadas alemãs do nazismo, na II Guerra Mundial – prende-se com a realização da Conferência de Berlim (1884-85) que determinou a entrega do continente africano às grandes potências europeias da época ávidas de lucro através da obtenção de matérias-primas e de mais mercados. Para comemorarem esta reunião ao mais alto nível, os alemães resolveram criar um bolo que simbolizasse aquele momento histórico surgindo, então, a Bola de Berlim. O seu formato redondo significa o globo terrestre e o saboroso creme com que é recheado, o continente africano que os países participantes na conferência tanto desejavam comer…

5 comentários:

MR disse...

As da Padaria Portuguesa são maravilhosas, assim como os Pãezinhos de Deus. Também gostei da Tartine.
A Rosa Doce tem, para mim, os melhores croissants de Lisboa.
Já experimentou as do Mercado de Alvalade? Muito boas.
Também prefiro as sem creme, mas se tiver de ser com creme que seja com creme pasteleiro.

MLV disse...

Olá, MR. Imperdoável, mas é verdade. Ainda não experimentei as famosas bolas de berlim do mercado. Nunca me lembro sempre que lá vou. Daí se explica como sou tão pouco guloso. Fiquei a saber que existe uma outra receita tradicional com recheio de creme de frutos. Deve ser bom. Também prefiro as sem creme.

Unknown disse...

Na praia todas as bolas me caiem bem mas temos aqui em Coimbra na zona de Celas umas muito bem confeccionadas .Logo que me lembre vos darei o nome da tal pastelaria.

Anónimo disse...

Se ainda não provaram as bolas de berlim da Pastelaria Ribeiro na Parede então é porque não se deliciaram com as melhores bolas do país.

MR disse...

Lembro-me desta pastelaria que é bastante antiga. Mas não me lembro das bolas de Berlim. Vamos a ver se vou até lá em setembro.