Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Leituras no Metro - 100

Trad. de José Luís Luna.
Cruz Quebrada: casa das Letras, 2007

O meu livro do Metro tem sido estas memórias de Gore Vidal. A tradução é fraca - nada na linha da citação de George Steiner que APS ontem publicou no Arpose. 
E o que me irritou sobremaneira foi a tradução de um nome. Vejam: 
«Julian, o meu regresso ao romance, não era exatamente um crepitante e sexy livro de aeroporto: esta narrativa refletiva debruçava-se sobre as origens do cristianismo e a tentativa falhada do imperador Julião [sic] para estabelecer a tolerância religiosa em lugar do absolutismo cristão instalado pelo seu parente, Constantino. Tinha escrito um livro manifestamente inadequado à lista acanalhada dos sucessos. literários.» (p. 63) Santa Ignorância! A raiz é a mesma, mas chama-se Juliano. Em inglês é que ambos os nomes são Julian.O mesmo acontece com outros nomes próprios.

5 comentários:

APS disse...

Cordialmente grato, pela referência. Pena, este peso (duplamente: o livro é grossíssimo [608 pgs.]) que trago na consciência de ainda não ter lido "Império" que tenho, ali, à minha frente. Já o comecei 3 vezes...

MR disse...

Vai ser o próximo. Também está há anos à espera. Comecei-o uma única vez. :)

LUIS BARATA disse...

A tradução... Ainda por cima, quando qualquer História de Roma, cronologia ou dicionário o menciona como " Juliano, o Apóstata ".

MR disse...

Claro!, mas há mais que um dia destes colocarei: traduções à letra do inglês.

MLV disse...

Vai ser uma das minhas próximas leituras. Estarei atento às "gaffes"...