Prosimetron

Prosimetron

sábado, 22 de setembro de 2012

A visão de uma nova Europa - há 50 anos

A cidade alemã de Ludwigsburg no Estado de Baden-Württemberg comemorou hoje o 50º aniversário de uma visita de Charles de Gaulle a esta localidade em Setembro de 1962. No acto solene que decorreu diante do magnífico palácio barroco, participaram Angela Merkel e François Hollande.
Há meio século, de Gaulle dirigira um discurso à juventude alemã de Ludwigsburg em que destacava a grandiosidade e os feitos do povo alemão - poucos anos após o termo da Segunda Guerra Mundial e da resistência francesa contra o regime nazi, liderada pelo próprio general. De Gaulle optou por palavras de elogio ao país vizinho, terminando com Es lebe Deutschland, es lebe die deutsch-französische Freundschaft (Viva a Alemanha, viva a amizade franco-alemã). A cordialidade e generosidade de de Gaulle marcaram esta visita, e os alemães, em particular os jovens, receberam o Chefe de Estado francês com grande entusiasmo. Avizinhava-se assim a reconciliação formal entre os antigos inimigos e rivais que viveram guerras e conflitos durante séculos: poucos meses depois, a 22 de Janeiro de 1963, Charles de Gaulle e Konrad Adenauer assinavam o Tratado de Elysée em Paris que previa uma cooperação mais estreita entre os dois países nos campos da Economia e Cultura. 
O eixo franco-alemão consolidou-se ao longo das últimas cinco décadas: as "duplas" Brandt / Pompidou, Schmidt / D'Estaing e Kohl / Mitterand deram corpo a este processo de aproximação inédito. 
 
  
Imagem: De Gaulle e Adenauer; Palácio de Ludwigsburg, no sudoeste da Alemanha

2 comentários:

ana disse...

Diálogos da História que vale a pena refletir e consciencializar.

Já tinha visto o seu post mas só agora tive tempo de o ler com calma.
Boa tarde, Filipe!

Anónimo disse...

Já agora, Merckel/Sarckosy!!!
E porque não para darem cabo de tudo que foi feito!