Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Crise alimentar: é preciso acabar com a agricultura biológica?


As Nações Unidas estimam que, daqui a 60 anos, sejamos mais de 9 biliões de pessoas na Terra. Face a esta pressão demográfica, há vozes que questionam a relevância da produção biológica. De facto, enquanto 925 milhões de pessoas morrem à fome em todo o mundo, a agricultura biológica é criticada pela sua falta de produtividade, com rendimentos em média 20% inferiores aos obtidos por meio de técnicas convencionais. Outro problema é que os produtos biológicos custam, em média, o dobro. Finalmente, um estudo recente realizado por investigadores americanos mostra que as frutas, os legumes e as carnes bio não  são mais saudáveis ​​do que os seus equivalentes clássicos. A análise mostra que, embora os alimentos bio não contenham tantos pesticidas, eles não estão isentos deles. Os cientistas também rejeitam a teoria de que produtos bio sejam nutricionalmente superiores aos alimentos convencionais.

Devemos renunciar aos produtos bio?, interroga-se a revista GeoVoyage.
http://www.geo.fr/environnement/une-actu-votre-avis/crise-alimentaire-faut-il-arreter-l-agriculture-bio-106508

1 comentário:

LUIS BARATA disse...

Conhecia alguns destes argumentos, e realmente temos de convir também que a "agricultura bio " é sobretudo para as classes médias e altas.
Mas também desconfio que as grandes multinacionais dos transgénicos não são alheias a este desfazer na "bio". Isto anda tudo ligado...