Prosimetron

Prosimetron

domingo, 28 de outubro de 2012

Sir Peter Lely (1618 - 80)

Sir Peter Lely (1618 – 80) é habitualmente associado aos retratos das inúmeras amantes de Carlos II. No entanto, este artista que nasceu na Alemanha e seguiu a sua formação como pintor em Haarlem, desenvolveu várias facetas do seu ofício, como nos mostra uma exposição na Courtauld Gallery, sita no Somerset House de Londres, que decorre até 13 de Janeiro próximo. Nas décadas de 40 e 50 do século XVII, criou um conjunto de telas magníficas com motivos paisagísticos, em que encontramos quer personagens da mitologia antiga, quer amigos do fórum pessoal, entre eles, músicos, pois Lely sempre mostrou um fascínio pelo género musical. A título de exemplo, refira-se o quadro The Concert, em que Lely se autoretratou, oferecendo a sua imagem a um músico tocando viola da gamba.
A harmonia e sensualidade da sua pintura contrastam com o período conturbado que o pintor e a Inglaterra viveram durante a Guerra Civil e o reinado de Carlos II.
A Courtauld Gallery que muito modestamente se considera one of the finest small museums in the world, proporciona a primeira exposição dedicada a esta fase notável, mas desconhecida de Sir Peter Lely.
 

Imagens: A Boy as a Shepherd (1658 - 1660); The Concert, final da década de 1640

4 comentários:

Jad disse...

Não tinha fixado o nome do autor de um dos quadro, que retinha na memória visual. Obrigado pela recordação.

Jad disse...

quadros, :-)

MR disse...

Lembro-me de ambos os quadros, mas o nome de Peter Lely não me dizia nada. :)

ana disse...

Uma postagem muito bonita. Não conhecia as telas.
Bom dia.:)