Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Na hora de ...

                           
             Thomas Waterman Wood, Fresh Eggs, 1883, óleo sobre tela, Metropolitan Museum, Nova Iorque ( com agradecimento a M.R. que foi mais diligente do que eu na descoberta da autoria ).

(...) O cúmulo francês é escalfar os ovos em manteiga. O cúmulo inglês ( o melhor ) é estrelar os ovos na gordura que deixa o bacon, quando é sumariamente frito.
Para quem gosta da clara muito estaladiça dos dois lados, pode fritá-la sozinha e deitar-lhe a gema em cima quando quiser.
Em Portugal há a tradição - é escusado negá-la- da Margarina Vaqueiro, que só não é mais heroicamente defendida porque os apreciadores não sabem que os ovos estrelados de que tanto gostam são fritos com ela.
Deve-se experimentar estrelar ovos em todas as gorduras, devagar ou menos devagar, com a clara e a gema tal qual as preferimos.
Para começar, frite-se um ovo fresco num bom azeite extra virgem. Não vá na conversa que isso é estragar bom azeite. Não é. Embora a estrela do ovo estrelado seja sempre o ovo. A gema é como o sol,
Que se estrelem mais ovos por este país fora!

- Miguel Esteves Cardoso, A felicidade, quando ataca, pode ser só um ovo estrelado ( ou dois ), há uns meses no Público.

( E o MEC dá mais umas sugestões que aparecerão por aqui a breve trecho, até porque gosto muito de ovos )

3 comentários:

MR disse...

Adoro! Ovos estrelados, ovos mexidos, ovos escalfados,...
Será que hoje ao jantar vou comer uns ovos mexidos?

MR disse...

O quadro é de Thomas Waterman Wood, pintado em 1883 e está no Metropolitan Museum

LUIS BARATA disse...

Obrigado M.R. !