Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A nossa vinheta

 
Num dia - primeiro do mês de Novembro - rico de significados e memórias, a escolha do "Pão por Deus", também tem um significado: lembrar uma tradição rural portuguesa que se está a perder, como tantas outras, e que faz (ou fazia) parte da nossa identificação cultural popular. Neste dia as crianças percorriam as casas dos vizinhos pedindo pâo por Deus e recebendo pão, bolos e outras goluseimas.
 
 
Comemora hoje a Igreja Católica o "Dia de Todos os Santos", o Festum omnis sanctorum, louvando  todos os santos e mártires conhecidos e desconhecidos. Este dia foi fixado no calendário católico pelo Papa Gregório III (731-741) mas já desde 609 ou 610 era celebrado, mas a 13 de Maio, quando da consagração como templo cristão do Panteão, em Roma, pelo Papa Bonifácio IV. Também a Igreja Luterana o celebra em memória de todos os que por serem batizados são santos e pelos que morreram no ano anterior.
 
 
Passaram 257 anos sobre o Terramoto de Lisboa, ocorrido a 1 de Novembro de 1755. Memória terrível de milhares de mortos e de uma cidade destruída, mas também de um acontecimento que permitiu a Lisboa tornar-se uma cidade nova e mais moderna e ao Marquês de Pombal, que a mandou reconstruir, parte  merecida da sua glória.  

3 comentários:

Filipe Vieira Nicolau disse...

Bela postagem, com todas as referências necessárias ao dia de hoje

ana disse...

Sublinho as palavras do Filipe!
Bom feriado para ambos.:)

MR disse...

Tb gostei. E principalmente dos sacos para o Pão por Deus.
Fiz umas Broas dos Santos, nas quais me esqueci de colocar a canela. É o que faz fazer várias coisas ao mesmo tempo. :)