Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Obras litúrgicas de John Sheppard (1515 - 1562?) para o Dia de Todos os Santos

Sobre a infância e juventude de John Sheppard nada se sabe. Os primeiros vestígios do compositor remontam ao ano de 1543, após a nomeação para Informator Choristarum no Magdalen College em Oxford. Sheppard deixou o Magdalen em 1548, rumo a Hampton Court, onde se tornou "Gentleman of the Chapel Royal", a prestigiada instituição real fundada no século XIII, cujo apogeu artístico durante os séculos XVI e XVII acolheu grandes figuras da música inglesa da época, tais como, Thomas Tallis, Christopher Tye ou William Byrd. O percurso posterior de Sheppard continua praticamente desconhecido, à excepção de algumas ocorrências: dos presentes de Ano Novo para a Rainha Mary em 1 de Janeiro de 1557, constam três conjuntos de canções da sua autoria, como nos contam os arquivos da Chapel Royal. Há ainda a certeza de que o músico assistiu às festividades por ocasião da coroação de Isabel I em Janeiro de 1559.

A vivência de John Sheppard, coincidindo com o reinado dos Tudor, insere-se num dos períodos mais fertéis da música inglesa. Conforme já referido, outros nomes do Renascimento inglês, como Thallis ou Byrd, figuram entre os compositores mais célebres, e suas obras despertaram o interesse de musicólogos há mais de cem anos. As composições de Thallis, por exemplo,  integram os programas de concertos corais com frequência. Em contrapartida, o legado de Sheppard encontrou a atenção merecida por parte de cientistas e do público somente desde a década de 1980. Hoje em dia, o Royal College of Music de Londres detém quatro motetes em latim, e a Music School de Oxford possui um vasto repertório de música sacra, incluindo um extraordinário Magnifcat
Apesar deste atraso na descoberta, Sheppard pode e deve ser considerado um dos melhores músicos do seu tempo. Primou por um estilo quase vanguardista, criativo e inconfundível.

Como sugestão para o feriado religioso de hoje, segue um registo de The Lord's Prayer. Este arranjo vocal do Pai Nosso para cinco vozes constitui uma das obras primas de John Sheppard. Felizmente sobreviveu às vicissitudes de cinco séculos: da versão vocal, existe apenas um único documento com a composição para a voz de tenor, mas uma outra fonte manuscrita contém uma versão instrumental integral da peça para viola da gamba.    
A beleza musical de John Sheppard foi captada pelo conjunto britânico Stile Antico em 2010.
A todos, um bom feriado!


Nota: algumas anotações foram extraídas do booklet que acompanha o CD Media Vita de Stile Antico, da autoria de Matthew O'Donova

Imagens: Hampton Court; Capela e Coro do Magdalen College, Oxford; Stile Antico

4 comentários:

APS disse...

Uma pequena achega, meu caro FVP. A ser o mesmo, o verdadeiro nome do compositor inglês seria John Sheperd (c. 1520-c. 1560), conforme regista "Dictionary of Music" (Penguin,1961).
Um bom resto de feriado!

Filipe Vieira Nicolau disse...

Caro APS, obrigado pela dica. Na verdade, também vi a referência a Sheperd em vez de Sheppard. Como o CD indica Sheppard, optei por esta versão. Thanks, e um bom fim de semana!

LUIS BARATA disse...

Fica-se com vontade de tudo ouvir!

ana disse...

Tudo muito belo filipe!
Bem haja. :)