Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 14 de maio de 2013

A cobrança de impostos (noutros tempos...)


Este quadro da autoria de um discípulo de Marinus van Reymerswaele (1490 - 1546) mostra-nos, num interior holandês da época, dois homens sentados a registar as contas municipais da sua localidade, tratando-se provavelmente de cobradores de impostos ou tesoureiros da cidade, já que os valores são anotados num livro para esse efeito.  Um conjunto de objectos próprios foi retratado de forma pormenorizada, entre eles, as moedas de diferentes tamanhos e proveniências que se amontam na mesa. O livro indica o ano de 1548, o que permitiu datar esta obra.
Inspirado nos modelos do pintor Quentin Metsys, Marinus repetiu esta composição e o tema com algumas variantes. Conhecem-se ainda numerosas versões de outros artistas contemporâneos, o que traduz o interesse da pintura por este assunto tão profano por um lado, e revela o significado crescente de novas profissões por outro, tais como, as de cobradores, banqueiros ou usurários, que se multiplicaram nos Países Baixos durante o século XVI com o desenvolvimento do comércio e a chegada de uma nova classe social, a burguesia.
Estes quadros contêm normalmente uma mensagem moral ao abordar o tema com uma atitude crítica em relação à cobiça e ganância, o que se torna um pouco manifesto nesta tela através do  segundo personagem que assinala as moedas. Mas em linhas gerais, os dois cavalheiros apresentam-se de modo realista, de expressões equilibradas e não caricatas, como outros quadros da época o sugerem.
 
Los cambistas de Marinus van Reymerswaele (seguidor de), Museo de Bellas Artes de Bilbao

3 comentários:

João Mattos e Silva disse...

Até gostava que me cobrassem assim os impostos. Talvez doesse menos do que por meio electrónico...

ana disse...

Gostei muito Filipe da descrição do quadro e do ambiente tão preciosamente datado.
Boa noite!:)

MR disse...

Giríssimo.