Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 3 de maio de 2013

"na mais quotidiana das realidades"

Como o mais prosaico pode ser belo...

Susan Kerns, Repolho para Daumier, 2006

Associei a tela de Susan Kerns ao trecho de Paul Cézanne  retirado do livro que ando a ler. *

Dirige-se ao monte de telas, procura...Tira de lá três naturezas-mortas, põe-nas encostadas à parede, no chão. Cintilam quentes, profundas, vivas, como um pano de parede sobrenatural, e no entanto enraizadas, todas, na mais quotidiana das realidades. (...)[relato de Joachim Gasquet].
«Olhe, aquilo que ainda não consigo alcançar, que me sinto incapaz de alguma vez alcançar no rosto, no retrato, embora aqui, nestas naturezas-mortas, tenha andado muito perto... Restringi-me escrupulosamente ao objecto... Copiei... Oiça lá, que sorte lhe parece mais de lamentar? Ser destituído, não é verdade? Pois bem! Até certo ponto, com isto entreguei-me.» 

Paul Cézanne em "Mes confidences" in O Que Ele Me Disse por Joachim Gasquet.

*Paul Cézanne por Élie Faure seguido de O Que Ele Me Disse por Joachim Gasquet. ( Tradução de Aníbal Fernandes) Lisboa: Sistema Solar,2012,  p. 141.

6 comentários:

Anónimo disse...

São confidências de Paule Cezanne...respeitemo-las.Belle

Cláudia Ribeiro disse...

Sem dúvida,
"Como o mais prosaico pode ser belo...".

Um beijinho.:))

MR disse...

Gosto do repolho de Susan Kerns. No outro dia, olhei para este livro do Faure, mas...

Ana Venâncio disse...

Boa tarde Ana,
Gostei da tela de Susan Kerns, o livro também parece muito interessante, vou tentar encontrar.

Margarida Elias disse...

Quando vi esta pintura e este texto, lembrei-me de Columbano... Bjns!

ana disse...

Para Anónimo,
Sem dúvida porque a descoberta partiu desta cópia da realidade.
Boa noite.

Cláudia,
Se não se observar a tela e afirmarmos que uma couve, neste caso, repolho, pode ser belo, duvidamos, ou temos certas reservas...
:))

MR,
Ofereceram-me há um certo tempo mas como estive a ler "As Mil e Uma Noites" ficou a aguardar a vez.
:))

Ana,
Estou a gostar muito do livro pois faz refletir sobre a essência e conceitos, além da beleza estética.
:))

Margarida,
Este livro fez-me lembrar de si, talvez por sugestão da sua investigação.

Beijinho para todos. :)