Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Internet e tristeza

Andamos mais pelas redes sociais e pela blogosfera quando estamos tristes? E sentimo-nos pior depois de ir ao Facebook? Como não tenho Facebook não sei se isso realmente acontece, ficar mais triste por lá andar e ler os posts dos amigos. Quanto a navegar pela blogosfera, isso faço-o por vários motivos; profissionais, por curiosidade, pelo acaso... Mas não me lembro de o fazer mais intensamente pelo facto de estar triste. Ficarei atento, nas próximas vezes. Não sei se com os meus colegas de blogue e com os nossos leitores se passa o mesmo, mas gostaria de saber. Vem isto a propósito de mais um estudo divulgado por um grupo de investigadores da Universidade do Michigan, que diz que o uso das redes nos torna mais infelizes. Será?

4 comentários:

João Mattos e Silva disse...

Com o devido respeito pelos "estudiosos", esses estudos são uma grande treta.

Isabel disse...

Não tenho Facebook, mas nos blogues, nem ando quando estou mais triste, nem fico mais triste por andar por lá. Pelo contrário!
Gosto de "conversar" com os amigos e tenho aprendido imenso, não só com o que leio, mas sobretudo com o que depois vou procurar, relacionado.

Boa noite!

LUIS BARATA disse...

Este estudo da Univ.do Michigan, e não é o único a apontar no mesmo sentido, indica que especialmente o Facebook causa sentimentos negativos a muita gente. Não é assim tão difícil de perceber as causas : nem toda a gente lida bem com as belas férias dos " amigos " mostradas nas respectivas fotos, ou com a felicidade conjugal/familiar igualmente mostrada, etc etc. A maior parte dos sentimentos negativos tem a ver com isto : o ressentimento sentido pela comparação entre a vida própria e a vida dos outros, mesmo que sejam " amigos do Facebook ". Os blogues, como têm uma natureza diferente, escapam mais a causar este tipo de ressentimento mas ainda assim tb são fonte de " alergia " para algumas pessoas. Posso testemunhar neste sentido por comentários que já ouvi.E até percebo : há pessoas que por não terem nada para dizer ou partilhar ficam incomodadas com as que dizem, com as que gostam de partilhar.

MR disse...

Estou com o JMS e com a Isabel.
Como não tenho Facebook...