Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

25 anos do incêndio do Chiado


Entre as 15h00 de amanhã, sábado, e as 24h00 de domingo a Baixa-Chiado vai sofrer alguns condicionamentos de trânsito devido a um conjunto de iniciativas comemorativas dos 25 anos do incêndio do Chiado. Exposições de fotografias, visita à obra dos Terraços do Carmo, lançamentos de livros e até um exercício de simulacro de incêndio vão animar aquela zona de Lisboa, recordando assim uma grande tragédia ocorrida a 25 de agosto de 1988 que destruiu oito hectares de área, 18 edifícios, desalojou cinco famílias (no total de 21 pessoas), deixou duas mil desempregadas, fez dois mortos (um residente e um bombeiro) e mais de meia centena de feridos. Como curiosidade, refira-se que os jornalistas do extinto jornal O Século - que funcionava na Rua Augusta - fizeram a edição dedicada ao incêndio à luz de velas e de petromax. 

2 comentários:

João Mattos e Silva disse...

Lembro-me bem de estar a fazer a higiene matinal para ir trabalhar e saí a correr direito ao Castelo de S. Jorge, para ver. Senti-me um Nero vendo Roma a arder. Mas não me inspirou nenhum poema nem nenhuma música. Só a imensa tristeza de ver uma parte da história da minha querida cidade pasto das chamas. Na altura não acreditei que o Chiado voltasse a viver. Graças a Deus enganei-me. O que seria de mim sem o Chiado?

MR disse...

O Século da Rua Augusta?! Em 1988? Este jornal morreu na Rua do Século e acho que acabou em 1979.

Estava a chegar ao trabalho quando soube por um amigo que ia a sair de casa para ir ver.
Uma coisa horrível e uns anos sem passear pelo Chiado. Nem apetecia lá ir.