Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Lá fora - 176 : O génio de Le Nôtre



2013 é o Ano Le Nôtre em França, assim se homenageando o quarto centenário do nascimento do maior paisagista francês, o criador dos jardins de Chantilly, de Sceaux, de Vaux-le-Vicomte, renovador dos de Saint Germain e de Fointainebleau, e sobretudo o arquitecto-jardineiro de Versalhes.
E em Versalhes foi inaugurada recentemente esta exposição dedicada ao conselheiro fiel de Luís XIV, um dos poucos amigos do Rei-Sol ( que sabia marcar bem as distâncias face aos seus súbditos como sabemos ). Mas aquele que foi Premier jardinier du roi, administrateur et contrôleur des bâtiments e conseiller du roi, não trabalhou só em França como muitas vezes se pensa. A verdade é que, à distância como a época e a sua posição na corte francesa impunham, foi também Le Nôtre quem desenhou para Carlos Emanuel II de Sabóia os jardins de Racconigi e para Vítor Amadeu II os jardins do Palácio Real de Turim, o parque e os jardins do Palácio de Charlottenburg para Sofia Carlota de Hanover, para Guilherme III dos Países Baixos os jardins do Palácio de Het Loo e, quando este último " acumulou " por casamento a coroa britânica, os de Windsor e de Greenwich, com a particularidade de este monarca ser o maior inimigo de Luís XIV.
Um esteta e coleccionador ( telas, bronzes, medalhas, estampas ) que provinha também ele de uma dinastia ( o seu avô, Pierre Le Nôtre, foi o criador do Jardim das Tulherias em Paris, em 1566 para Catarina de Médicis, jardim este depois renovado pelo pai de Le Nôtre e por ele próprio, subsistindo ainda hoje algumas das suas criações como mostra o circuito que está agora patente ), e que em 1693 quando se aposentou aos 80 anos teve ainda um gesto surpreendente : legou ao rei as obras mais valiosas da sua colecção, pintadas por Poussin, Lorrain e Brueghel. O resto das suas colecções, confiscadas aos seus descendentes a seguir à Revolução, está hoje no Louvre.

André Le Nôtre en perspectives. 1613-2013, até 23 de Fevereiro de 2014. Mais info : www.chateauversailles.fr

1 comentário:

MR disse...

Deve ser giríssima.