Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Citações


(...) A revista The Economist, há poucas semanas, referia que um estudo em curso sobre a distribuição do rendimento na América revelava que, no ano passado, 19% do rendimento nacional se concentrava em 1% da população, a proporção mais elevada desde 1928. Este grupo viu o seu rendimento aumentar 31% no período entre 2009 e 2012, enquanto os outros 99% viram os seus rendimentos crescer apenas 0,4%. Apesar de Obama. Não será por isso assim tão surpreendente que seja um relatório do próprio FMI a sugerir um imposto especial sobre a riqueza.
Na Europa, embora o problema possa não ter a mesma dimensão, tendo em conta a fiscalidade europeia, mais progressiva, e a natureza do modelo social, a situação é mais preocupante. Quer pelo fraco crescimento económico e pelo desemprego, quer, sobretudo, pelas tensões provocadas pelo ajustamento da zona euro e pela fratura, possível, entre os países « ricos » do Norte e os países « pobres » do Sul. Se isso acontecer, teremos as revoluções de volta.

- Luís Amado, na VISÃO  desta semana.

1 comentário:

Aguiavoadora disse...

Vivo na América do Sul,no Brasil e vejo as pessoas sorrindo muito pelo poder ilusório de comprar e se iludir..A nossa situação não é tão boa, apesar dos esforços de nossa querida presidenta.A concentração das riquezas ainda está com uma minoria e a maioria sustenta o país e o governo com muitos impostos.Ninguém presta atenção para isto.Não têm condição para prestar