Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Será que ainda vai parar à minha pilha?

Barcelona: Lumen, 2006

Há dias, ao ver o filme Hannah Arendt, fiquei a saber da amizade entre a autora de As origens do totalitarismo e a escritora Mary McCarthy, de quem li dois livros há muitos anos: O grupo e A gente com quem anda. Penso mesmo que o primeiro foi apreendido. Tendo procurado alguma bibliografia sobre o assunto encontrei uma edição da correspondência entre ambas. Fiquei com vontade de o ler.
A correspondência que a autora de Eichmann em Jerusalém manteve ao longo de 25 anos com Mary McCarthy, constitui um retrato da história e da cultura europeia e dos Estados Unidos desses anos.
Segundo The New York Times, o livro reflete «Um dos diálogos mais inteligentes que teve lugar no século XX» e, de acordo com The Washington Post, é «Um agudo diagnóstico do nosso tempo».

8 comentários:

Anónimo disse...

Caro(a) MR,
este meu comentário em nada se relaciona com o presente post. Apenas descobri que, neste Blog, há várias referências ao livro de culinária da minha Avó, "Cozinha do Mundo Português" e isso fez-me sorrir.
Sortudo(a), quem tem um original do livro, eu tenho apenas uma cópia.
Cumprimentos,
Sofia Monteiro Grilllo Paim
PS - Não precisa de publicar o post, mas foi a única forma que encontrei de lhe dirigir estas palavras...

APS disse...

O livro deve ser interessante, porque eram 2 Mulheres de grande qualidade, humana e intelectual.
Boa tarde|

MR disse...

Sofia Monteiro Grillo Paim,
Parabéns pelo livro de culinária da sua avó. Para mim, é o melhor livro português de cozinha. Andei anos atrás de um exemplar e lá o consegui. :)
Antes, quando precisava, socorria-me do da minha mãe.

MR disse...

APS,
Um dia destes empresto-vos o livro, a si e HMJ.

APS disse...

Muito obrigado, MR!

Anónimo disse...

Será que conseguirei saber quem são MR e APS?
Sofia Monteiro Grillo Paim

Isabel disse...

Esse filme está agendado na programação do Cine-Teatro, para dia 10 de Dezembro. Espero ir vê-lo e fiquei muito curiosa quanto ao livro. Deve ser bem interessante. Vou procurá-lo.

Boa noite

MR disse...

Sofia Monteiro Grillo Paim,
Porque não reeditam o livro Cozinha do mundo português?