Prosimetron

Prosimetron

sábado, 19 de outubro de 2013

Notas de Cozinha de Leonardo da Vinci

Em especial para MR.
Bom dia.
Ilustração do livro de cozinha de Bartolomeo Scapi, o livro de cozinha "secreto" do Papa Pio V (ver a nota da mesma)

SOPA DE UVAS

Cozer em conjunto tantos bagos de uva quantos se conseguir arranjar, e não é preciso acrescentar água, pois já contêm que baste. Passa-las depois pelo coador, acrescentar alguns ovos batidos e um pouco de mel e aí está a sopa de uvas. 
O meu amigo Gaudio Sporgere diz que este prato é um desperdício  e que não irá permitir a utilização das suas uvas para este fim.

Shelagh e Jonathan Routh, Notas de Cozinha de Leonardo da Vinci. Lisboa: althum.com, Setembro de 2013, p. 235-236




6 comentários:

João Menéres disse...

Logo vi, ANA, que esta preciosidade partiu de ti !

Um beijo.

MR disse...

Obrigada, Ana!

Tenho este livro, mas nunca experimentei esta sopa. Nem penso fazê-lo. Acho que ninguém me acompanharia na prova. :)

ana disse...

Obrigada, João.
Adoro Leonardo da Vinci.
Ontem ao passar na FNAC para dar uma vista de olhos nos livros da escritora que ganhou o Nobel, acabei por trazer este pois falou-me mais alto. :))

MR,
Gosto imenso de uvas mas não sei se experimentaria. Tem receitas muito estranhas, ou por outra, os hábitos alimentares eram diferentes dos atuais.
Estou a gostar do livro, da criatividade excêntrica de Leonardo para coisas do quotidiano que desconhecia.

Beijinho para os dois.

ana disse...

MR,
Esqueci-me de perguntar se gostou do livro. Gostou?
É um livro que pena por não ter bibliografia de suporte. No entanto, como os factos estão assinalados pelas respetivas fontes, julgo que é credível.

Cláudia Ribeiro disse...

Sopa de uvas?!
Era capaz de experimentar...

Beijinhos.:))

ana disse...

Cláudia,
É corajosa. :)))
Mas pensando bem deve ser uma sopa doce, uma colherzita não fazia mal, só para provar. :)))
Beijinho.