Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Novembro

Lisboa: A Esfera dos Livros, 2012

Henrique de Vasconcelos é um banqueiro viúvo, ex-combatente da Guerra de Espanha ao lado de Franco, ex-secretário de Estado de um governo de Salazar. Seu filho, Eduardo, finalista de Direito, milita numa organização fascista que reúne nas Avenidas Novas, num Bunker; interrompe o curso para ir para Angola defender o 'Império'...
Este romance (634 p.) de Jaime Nogueira Pinto acompanha a vida desta família (alargada) e dos amigos e correlegionários desde o verão de 1973 até novembro de 1975, que neste período vivem entre Lisboa, Luanda e Madrid.
O Verão Quente visto do lado da maioria silenciosa e dos bombistas. Um bom romance.

5 comentários:

LUIS BARATA disse...

Transmissão de pensamento! :). Ofereceram-me em Março, peguei nele recentemente e estou a gostar. Tanto que até já escolhi umas passagens para aqui colocar. E é um gosto especial tentar reconhecer a inspiração de algumas personagens... :)

Isabel disse...

Tenho-o...no monte!

APS disse...

Pode não se concordar com ele (é o meu caso), mas representa uma das poucas faces da Direita inteligente, fundamentada e esclarecida. Como, aliás, a falecida Mulher, Mª José N. Pinto, que era mais luminosa e realizadora, na realidade.
Quanto ao livro, não sei, mas não o devo vir a ler.

MR disse...

Luís,
Fico à espera das citações. :)

Ando a desbastar o meu monte de leituras, freneticamente. :)

João Mattos e Silva disse...

Reconheço que sou preconceituoso. Inteligente, esclarecido, fundamentado, é na verdade. Mas a sua direita contende-me com os nervos, desde que ale escrevia - teríamos 17 anos -no jornal "Agora" e eu no jornal monárquico "O Debate". E as nossas pegas por escrito já eram muitas... Não fazia tenção de ler o romance. Mas depois desta apreciação de MR, vou-me encher de coragem.