Prosimetron

Prosimetron

domingo, 18 de maio de 2014

Museu de Lamego

Abriu ontem no Museu de Lamego esta exposição que deve ser linda. Quando acaba? 
«Originalmente integradas nas estruturas retabulares de três capelas que outrora fizeram parte do extinto Convento das Chagas de Lamego – São João Evangelista, São João Batista e Desterro -, as esculturas barrocas do Museu de Lamego serão, pela primeira vez, reunidas no mesmo espaço, num espaço que lhes é totalmente estranho, suscetíveis à observação integral do visitante que, pela primeira vez também, as poderá apreciar na sua verdadeira tridimensionalidade. 
«Distribuída por duas salas, a escultura vai ganhar outra dimensão, aproximando-se do público, fazendo emergir relações, criando conexões, sublinhando a expressão plástica e iconografia da escultura portuguesa dos séculos XVII e XVIII, numa altura em que a produção de imaginária, obedecendo às orientações do Concílio de Trento, está condicionada por pressupostos de natureza mais religiosa do que estética. 
«Dividida em duas partes, a exposição “A Glorificação do Divino” propõe uma contextualização das imagens, desde o século I, até ao século XVII, estando reservado para o público um espaço onde se poderá familiarizar com as técnicas, materiais e ferramentas utilizadas no contexto das oficinas conventuais ou monásticas que se dedicavam à produção de imaginária.»
(http://www.museudelamego.pt/?p=3676)
Visitei este museu há pouco tempo e coloquei, então, algumas imagens destas capelas no blogue.

Esta exposição, que vi, continua patente, disponibilizando agora o Museu, gratuitamente, o catálogo online. Uma boa iniciativa.

4 comentários:

APS disse...

Esperemos que, pelo final do mês, ainda esteja aberta, porque haverá possibilidade de lá dar uma saltada..:-)
Em tempo:
já cá tenho as "Étonnantes étymologies" mas, decerto, só em Junho terei hipótese de lhas passar..:-(

MR disse...

E eu já tenho o livro das ementas reais num saco para não me esquecer. :-)

Isabel disse...

Eu não tenho nada :(
mas vou tentar pedir o catálogo...


( Não me levem a mal, mas não resisti a uma brincadeirita...)

MR disse...

E fez muito bem, Isabel. :-)
Boa semana!