Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 21 de maio de 2014

O mais antigo cinema de Lisboa


Em 1904 abriu as portas a primeira sala de cinema do país. Falamos de Cinema Ideal, «o melhor e mais antigo animatógrafo de Lisboa», localizado ali mesmo no coração da cidade, junto à Praça de Luís de Camões, no Bairro Alto. São 110 anos de filmes e histórias, agora eternizados em O Cinema Ideal e a Casa da Imprensa, de Maria do Carmo Piçarra, hoje posto à venda pela Guerra & Paz, por €14,00.
«Há 110 anos a mostrar filmes, o Ideal tem uma história que se confunde, em Portugal, com a da exibição cinematográfica popular. Quando a Casa da Imprensa – Associação Mutualista se tornou, em 1926, proprietária do prédio onde funciona, o Ideal já não era um cinema de estreia. Antes, fez história com a invenção do «animatógrafo falado» e revelou António Silva. Foi o primeiro sonoro de René Clair a introduzir esta atracção no «Loreto» mas não travou a decadência da sala, gerida, desde a instauração da República, pela Costa & Carvalho e progressivamente preterida em favor dos salões luxuosos ou dos grandes cinemas das avenidas. 
A Casa da Imprensa assume agora, com a Midas, a aposta na requalificação do espaço e da programação da mais antiga sala de cinema do País. Honra o pioneirismo da associação na organização de festivais e ciclos de cinema, na divulgação do cinema de autor e no apoio ao novo cinema português. E reivindica uma acção que quis contrariar a censura do Estado Novo. É esta história que aqui se conta. 
É este passado – o do Ideal, sala de cinema popular, e o da associação de jornalistas que, desde 1962, assumiu a divulgação cinematográfica como missão – que converge num «acto de Primavera». O Cinema Ideal renasce como um espaço de exibição cinematográfica a pensar no futuro, assumindo-se cinema de bairro, como sempre foi, mas cinema do mundo e com mundo.»
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=703297

Está na minha lista de compras.

3 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Espero a recuperação deste cinema. Faz falta um cinema no BA. Ou no centro da cidade.

MR disse...

Tb já tenho dito o mesmo. Não faz sentido estarmos no centro da cidade e termos de nos deslocar ara ir ao cinema.
Esperemos que desta vez resulte a nova proposta de exploração do Ideal. Além de que a sala é simpática - espero que não a estraguem.

LUIS BARATA disse...

Uma localização que me dá muito jeito. :)