Prosimetron

Prosimetron

sábado, 3 de janeiro de 2015

Ao nível das capitais europeias


 
Com a falta de dinheiro que graça por cá, tenho-me roído de inveja de Madrid, Paris ou Londres, de onde vou recebendo notícias de excelentes exposições nos seus museus, estatais ou particulares. Noutros tempos - de "maior liquidez" - ia lá vê-las. Agora...

 
Mas nos últimos tempos Lisboa, pelo menos, tem-me proporcionado essa necessidade de ver o belo e abstrair-me destes tempos cinzentões. A Gulbenkian, com certeza e como sempre, mas também e sobretudo o Museu de Arte Antiga que tem exibido colecções interessantíssimas. Pelos vistos não é só uma questão financeira, mas da qualidade de quem está à frente do nosso principal Museu. Faço aqui a minha vénia ao Prof. Doutor António Filipe Pimentel, director do MNAA.

Fui hoje ver a exposição da Colecção Franco Maria Ricci, FMR, designer, editor e bibliófilo italiano que nos anos oitenta começou a reunir uma importante colecção de arte, pintura e escultura, que vai do século XVII ao século XX. Antecipando a inauguração do museu que a reunirá numa sua propriedade em Parma, cem peças vieram a Portugal para o MNAA. Uma beleza! Ainda pode ser vista até 12 de Abril. Aconselho a sua visita.

2 comentários:

ana disse...

Uma exposição que irei ver logo que possa.
Boa noite!:))

MR disse...

Ainda não fui, mas lá irei. :)
Bom domingo!