Prosimetron

Prosimetron

sábado, 2 de abril de 2016

A Coleção Masaveu no MNAA encerra amanhã

El Greco - Jesus é despojado das suas vestes (pormenor), ca 1577-1579

Projeto especificamente concebido para o MNAA, Colección Masaveu. Grandes Mestres da Pintura Espanhola Greco, Zurbarán, Goya, Sorolla traz a Portugal uma seleção do extraordinário espólio reunido no decurso de três gerações por uma família referencial do tecido económico do país vizinho, distinta também pela sua relevante ação cultural. O conjunto das 60 obras aqui expostas identifica aspetos fundamentais da história da pintura espanhola, do século XV ao século XX, por intermédio dos seus protagonistas de referência. Greco, Zurbarán, Goya e Sorolla são apenas quatro nomes incontornáveis num percurso que, de Gallego a Ribera ou de Murillo a Fortuny, entre muitos outros, se desdobra de forma fascinante por quase cinco séculos. 
Dando especial destaque ao chamado Siglo de Oro, a Coleção Masaveu congrega peças provenientes das mais notáveis pinacotecas de Espanha, como a coleção real, ou a coleção do Infante Sebastião Gabriel de Bourbon e Bragança, neto de D. João VI de Portugal. O núcleo dedicado a Joaquín Sorolla, com obras de todas as temáticas tratadas pelo grande pintor da luz, é outro dos pontos fortes desta coleção. Por essa razão, também Sorolla ocupa nesta mostra um especial destaque.
(Do site do MNAA)

El Greco - Santa Maria Madalena, 1597
Goya - Espetar as bandarilhas
Sorolla - O regresso da pesca, 1895
Sorolla - O regresso da pesca, 1908

Foi ontem ver a exposição que encerra amanhã. Gostei dos Greco, Goya e Sorolla. e de mais alguns. :) Até gostei de um Zurbarán, pintor que não é mito do meu agrado.
Fiquei com vontade de visitar a Fundación Masaveu, em Oviedo.
Não há postais nem marcadores de livros e não se podem tirar fotos.


Este vídeo é de uma exposição diferente que esteve no Centro Centro, na Praça Cibeles, em Madrid.

4 comentários:

bea disse...

Estive para ir ver esses quadros n vezes. E afinal perdi-os. Pode que os encontre noutra altura. Ou não chegue a vê-los.

ana disse...

Lamento ter perdido esta exposição no MNAA.
Este ano tem sido estranho.:(

Parabéns para o director do Museu pela iniciativa. :))

Justa disse...

Me perdí la exposición de la colección Masaveu en Madrid, pero también desconocía la calidad de las obras. El vídeo ha conseguido interesarme por ese "Expolio" de El Greco, "Las tentaciones de San Antonio" de El Bosco, así como una obra de Zurbarán, muy parecida a Santa Casilda o Santa Isabel de Portugal. Esperaré a que las obras vuelvan a Oviedo para verlas.
Muchas gracias por la entrada, Manuela.

Unha aperta.

Justa

MR disse...

Ana,
Estava a ver que também perdia a exposição, mas 6.ª feira lá me meti nas perninhas e fui até ao MNAA. Gostei e ainda dei uma volta pela parte aberta do museu, que vai reabrir remodelado na 3.ª feira.

Justa,
Santa Catarina de Alexandria de Zurbarán é o quadro de que falei no post. Eu não sou grande apreciadora dos quadros religiosos deste pintor, mas esta Santa Catarina é diferente e na verdade semelhante ao de Isabel de Aragão que está também agora exposto no MNAA noutra pequena mostra.

Bom domingo para as duas.