Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Adoro italianos

Adoro italianos, sejam eles irresponsáveis, loucos, responsáveis, ou o que a Europa económica lhes queira chamar.
Lamento o mau momento que estão a passar em Amatrice.

Roma, mural do império

Leia-se a seguinte notícia:

«Em Novembro do ano passado, o Primeiro-Ministro Matteo Renzi anunciou a criação de uma significativa grelha de investimentos que envolvia medidas de apoio nas acções contra o terrorismo e e uma verba destinada a apoiar a promoção cultural de um país onde quase tudo o que é essencial passa pelo História e pela Cultura. 
Estabelecendo uma inusitada proporcionalidade, como o próprio PÚBLICO agora noticia, por cada euro destinado às acções de segurança o mesmo valor deverá ser atribuído aos jovens para a desejada fruição cultural. Os beneficiários desta medida política que suscita uma natural e justa reflexão são os 550 mil jovens que completem 18 anos este ano. Não se conhece estratégia semelhante noutro país, designadamente da União Europeia. Nesta Europa em crise é obra. 
A partir de 15 de Setembro próximo, cada um destes jovens vai receber 500 euros que deverá aplicar de forma justa e já prevista em museus, exposições, aquisição de livros, concertos e outros eventos culturais. É uma medida justa e inovadora, mas é forçoso reconhecer que, nos tempos que correm, estes consumos poderão não ser os mais entusiasmantes para este sector específico da juventude. Na verdade, a base da fruição cultural assenta nos consumos que se fazem neste domínio, sobretudo num país que tem cidades como Amatrice com 100 igrejas de várias épocas para visitar.»


José Jorge Letria, Público,  31/08/2016

Boa tarde!

3 comentários:

MR disse...

Eu também gosto dos italianos e da Itália. E gosto de Matteo Renzi e concordo com esta medida. E vão levantar Amatrice. Há muito que os italianos perceberam que a cultura dá dinheiro. Se calhar a medida ainda trará dividendos aos cofres do Estado.
Ainda me lembro de uns debates da televisão italiana, quando há uns anos os italianos fizeram um inquérito e ficaram em estado de choque quando viram que uma percentagem enormíssima de gente não conhecia Leonardo da Vinci.
Bom dia!

ana disse...

MR,
Desse debate não me lembro mas vejo que colmataram a situação.
São geniais.
Boa noite! :))

Filipe Vieira Nicolau disse...

A Itália é única! Grazie, Ana