Prosimetron

Prosimetron

sábado, 28 de junho de 2008

O DONMAR WAREHOUSE THEATRE de Londres



O Donmar Warehouse Theatre situa-se no West End londrino, próximo de Covent Garden. Ao longo dos últimos 18 anos, a programação tem-se destacado por um grau de exigência elevado e uma diversidade interessante das peças representadas: clássicos europeus em produções contemporâneas, drama britânico e americano, bem como musicais de formato reduzido marcaram presença neste espaço que, com 250 lugares, mantém a sua estrutura interior de um antigo armazém.


Entre a imensa oferta de teatros no West End, o Donmar distingue-se pela qualidade das suas produções, conservando ao mesmo tempo a simplicidade agradável de um teatro experimental. Actores internacionais de grande renome são convidados com frequência: refira-se Ewan McGregor como Iago em Othello (2007/8), Emily Watson na sua actuação inesquecível em Tio Vânia de Tchekov em 2002, Gwyneth Paltrow em Proof de David Auburn nesse mesmo ano, Colin Firth em Three days of rain de Richard Greenberg em 1999 ou Nicole Kidman em The Blue Room de David Hare em 1998. Os cachets que estas estrelas do cinema auferem são simbólicas (pelo menos à luz das remunerações a que certamente estão habituadas...), equivalentes aos valores mínimos estabelecidos pelo respectivo sindicato no Reino Unido. O Donmar segue assim a mesma política que outros teatros off adoptaram, ao contratar artistas conhecidos (Juliette Binoche ou Gael Garcia Bernal terão ganho pouco mais pelas suas representações no Almeida Theatre em Islington).


A história deste teatro é notável. Relatá-la em detalhe é impossível. Apenas algumas notas: Donald Albery adquiriu o armazém em 1961 para aí instalar uma sala de ensaios para o London Festival Ballet que tinha fundado juntamente com Margot Fonteyn. A junção de DONald e MARgot deu origem ao nome do teatro.
Entre 1977 e 1981, a Royal Shakespeare Company utilizou este espaço como "sucursal" para representações fora de Stratford.
Em 1990, Sam Mendes, o aclamado realizador, foi convidado para director artístico. Durante o seu trabalho até 2002, o Donmar ascendeu ao estatuto e à importância que marcam hoje este teatro: o revival de Cabaret em 1994 com Alan Cumming e outras produções acima indicadas constituem parte de um espólio riquíssimo de que o Donmar se pode orgulhar.


A programação conta com um mínimo de seis produções por ano. É política da casa levar peças para além de Covent Garden, dentro e fora do Reino Unido. Actualmente, o Donmar apresenta Guys & Dolls na Austrália, para seguir com Frost/Nixon pelos Estados Unidos.

A partir de Setembro, a digressão é de distância bem mais reduzida: no célebre Wyndham's Theatre, situado a poucos passos, o Donmar realizará quatro produções com elencos extraordinários:

Ivanov de Tchekov sobe ao palco entre 12 de Setembro e 29 de Novembro; o elenco inclui Kenneth Branagh;


Twelfth Night de Shakespeare será representado entre 5 de Dezembro e 7 de Março de 2009; o grande Derek Jacobi, ícone do teatro britânico, entrará em cena;


Madame de Sade de Yukio Mishima para ver entre 13 de Março e 23 de Maio; vamos poder admirar Dame Judi Dench!


Hamlet de Shakespeare concluirá este ciclo entre 29 de Maio e 22 de Agosto; sob a direcção de Kenneth Branagh, teremos um príncipe da Dinmarca muito especial: Jude Law! O Donmar recomenda a compra de bilhetes atempada... Estará o eterno interesse por Shakespeare na origem de tanta procura...?



London at its best!

2 comentários:

LUIS BARATA disse...

Só é pena o preço da libra...

Filipe Vieira Nicolau disse...

É verdade. Mas estes actores valem o sacrifício.