Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 25 de junho de 2008

George Michael a 45 rotações


George Michael, cantor inglês de origem cipriota-grega, nasceu em Inglaterra a 25 de Junho de 1963. Com vendas de mais de 100 milhões de discos e dois Grammys no seu palmarés, é o cantor com mais singles #1 no United World Chart (sete) e o cantor mais tocado na rádio britânica nas últimas duas décadas, segundo a Amazon.com.

A sua carreira começou como membro dos Wham!, em 1981, cujo sucesso os levou a ser o primeiro grupo pop ocidental a fazer uma tour na China, em 1985. Singles de sucesso do duo incluíram "Last Christmas", "Club Tropicana", "Freedom" e "Wake Me Up Before You Go-Go". A solo, conheceu sucesso com "Careless Whisper" e "A Different Corner". Em 1986 a parceria desfez-se e em 1987 George Michael começou uma carreira a solo com o álbum "Faith". Seguir-se-ia "Listen Without Prejudice, vol. 1" (1990); conflitos com a Sony mantiveram-no sem gravar um álbum até 1996, quando apresenta "Older", um dos álbuns que mais tocou no meu ano em Fontainebleau. "Songs from the Last Century" e "Patience" sairam em 1999 e 2004, respectivamente. Entretanto, apareceu e gravou em concertos de homenagem a Freddie Mercury ("Five Live", incluindo o clássico "Calling You", "Killer", "These Are the Days of Our Lives" e "Somebody to Love"), um "MTV Unplugged", em "Pavarotti and Friends", na "Band Aid" ("Do They Know It's Christmas?") e no âmbito da campanha "Red Hot + Dance".

Com várias tours ao longo dos anos, iniciou a sua tour europeia "25 Live Stadium Tour" em Coimbra a 12 de Maio de 2007, a primeira em 15 anos. Interpretou músicas como "Fastlove", "Star People", "Too Funky", "Jesus to a Child", "Spinning the Wheel", "An Easier Affair", "Outside" e "Careless Whisper".

A sua colectânea de êxitos "25" foi editada em Abril deste ano nos EUA, contendo um cover de "Feeling Good", que no ano anterior fizera parte do álbum "Another Side" de John Barrowman. As coincidências são assim mesmo.

Em Março, foi anunciada uma tournée "Live 25" na América do Norte para este ano, a sua primeira em 17 anos. Os dois últimos concertos serão a 24 e 25 de Agosto em Earl's Court, Londres, marcando a última vez que actuará ao vivo.

A mais recente actuação de George Michael "ao vivo", a 21 de Maio de 2008 no final do "American Idol" ("Praying for Time")

2 comentários:

LUIS BARATA disse...

" a última vez que actuará ao vivo"- sorrio sempre quando ouço ou leio tal declaração.
Dando o benefício da dúvida a George Michael, que penso seja a primeira vez que o faz,lembro-me logo de tantas declarações semelhantes de Sinatra aos Stones, já para não falar de autênticas "ressurreições" como agora parece ir acontecer com os LED ZEPPELIN...

João Soares disse...

Ou a imortal Cher, com as suas "the latest farewell" desde, conta a lenda, os anos 60, ou Miss Barbra Streisand, que me levou ao Farewell Tour no Madison Square Garden em Setembro de 2000... e outra vez em Outubro de 2006! Enquanto houver público como este...